Foto:Prefeitura de Campos
Casados há 55 anos, Manoel Pereira de Barros e Maria Andrade Soares, de 82 e 74 anos, conseguiram realizar o sonho de aprender a ler e escrever em 2019.
Os moradores de Conselheiro Josino, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, agora seguram com orgulho o "Certificado de Reconhecimento e Dedicação" entregue pelo projeto Escola dos Saberes, lançado em abril deste ano pelas secretarias municipais de Educação e Envelhecimento Saudável, da Prefeitura de Campos.
Segundo o município, 12 mil idosos de Campos não sabem, sequer, assinar o próprio nome. Muitas vezes, o motivo está na vida dura que tiveram na infância, como contam Manoel e Maria, que foram criados na roça.
"Com 7 anos de idade, eu estava na roça trabalhando. Meu pai dizia que estudar não levava a lugar nenhum", lembra Manoel, que não contém sua felicidade pela conquista.
Maria também conta porque não conseguiu frequentar a escola.
"Minha mãe trabalhava na roça e não podia colocar a gente na escola porque não tinha quem levasse e também não tinha dinheiro para pagar uma professora particular, como acontecia naquela época. Estou muito feliz porque tirei a Bíblia da estante e agora já consigo ler”, conta Maria.
São estas e outras dezenas de histórias que o projeto busca transformar resgatando o acesso à Educação em plena a terceira idade. Os polos escolares funcionam em Dores de Macabu, Conselheiro Josino, Travessão, Tamandaré e Centro Dia do Idoso, em Guarus.
"Preparamos, com muito carinho, um certificado de reconhecimento pela garra e determinação desses idosos. A maioria deles ficava constrangida diante da leitura ou escrita. Uns eram copistas, somente. Outros, assinavam apenas o primeiro nome. Um deles, compunha músicas, mas precisava da colaboração do neto para transcrever as canções para o papel. Embarcar no ônibus correto, ler uma receita médica ou mesmo a Bíblia. Tudo que citei faz parte do passado dos idosos da Escola dos Saberes. Hoje, eles nos enchem de orgulho [..] Aqui tem gente ansiosa por tudo de novo que há de vir, conta Heloísa Landim, secretária do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa).
Agora, os alunos estão a poucos passos do certificado de conclusão do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. O certificado será entregue consignado a uma Escola Municipal no término do curso, já no primeiro semestre de 2020.
Além de receber o conteúdo regular, os alunos que participam do projeto Escola dos Saberes ainda têm aulas de economia doméstica, inclusão digital e história das próprias raízes.
G1/Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário