Cidades do Noroeste Fluminense estão enfrentando transtornos por causa das chuvas que atingem toda a região e também pelas águas que vêm de Minas Gerais em direção aos rios destas cidades. Bom Jesus do Itabapoana é a cidade mais afetada e já contabiliza cerca de 300 pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros de Itaperuna, que abrange todas as cidades do Noroeste Fluminense.
Os rios de várias cidades da região já transbordaram. O Corpo de Bombeiros de Itaperuna está trabalhando com reforço dobrado. As folgas dos militares foram suspensas para atender a demanda de serviço.
Segundo o Tenente-coronel Charbio Guijarro, comandante Corpo de Bombeiros de Itaperuna, a chuva não dá trégua na região e os bombeiros atuam fazendo monitoramento em várias áreas.
“Bom Jesus é a cidade com a situação mais complicada por causa das chuvas que estão mais intensas. O Rio Itabapoana foi o primeiro a transbordar, por volta das 5h da madrugada desta sexta-feira (24), deixando cerca de 300 pessoas fora de suas casas. Muitas estão em abrigos públicos”, informou o comandante.
A orientação é para que as pessoas que moram nas margens dos rios da região deixem suas casas e se dirijam a um local seguro. Em caso de urgência, o socorro pode ser pedido pelo 193.
Cidade do Norte Fluminense
As cidades do Norte Fluminense, Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra não foram atingidas pelas cheias dos rios ainda, segundo o Corpo de Bombeiros de Campos. Porém, a expectativa é que o nível do Rio Paraíba suba nos próximos dias, já que o Rio Muriaé deságua nele. O Rio Paraíba em Campos está com a cota em 6,49m e a cota de transbordo é acima de dez metros. A expectativa é que o rio atinja oito metros ainda nas próximas horas, já que o Muriaé deságua nele.
Ainda em Campos, a Defesa Civil está em alerta em relação à população de Três Vendas, já que o Rio Muriaé passa bem próximo do local. “Estamos em atenção e prontos para agir, caso necessário”, informou o major Edson Pessanha, comandante da Defesa Civil de Campos.
Serra News
Nenhum comentário:
Postar um comentário