Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

CHUVA NO ES: PREVISÃO DE FORTE CHUVA E SITUAÇÃO PODE PIORAR AINDA MAIS

Trezentas e treze pessoas desalojadas e 102 desabrigadas no Espírito Santo por conta das chuvas no Espírito Santo, que atingem o estado desde sexta-feira (17). A maioria dos afetados estão nas cidades de Vargem Alta e Anchieta. Uma pessoa está ferida e outras seis faleceram, além de centenas de desaparecidos, sobretudo na cidade de Iconha.
E a situação pode piorar, pois há previsão de mais chuva no estado nos próximos dias. Segundo o Instituto Climatempo, muitas regiões capixabas poderão acumular até 300 milímetros de chuva entre esta segunda-feira (20) até sexta (24). A previsão é que o voluma supere a média normal de todo mês de janeiro.
O mapa meteorológico mostra a média normal de chuva para janeiro no Brasil, pelos cálculos do Instituto Nacional Meteorológico. Para o Espírito Santo esta média varia de 150mm a 250 mm. Na capital do estado, por exemplo, em 19 dias, já chovei 118,2 mm, que representa 85% da média de chuva para todo o mês de janeiro – que é de 139 mm, aproximadamente.
O volume de chuva estimado para próximos dias no Espírito Santo, por várias simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é extremo e muito preocupante. O estado do Espírito Santo deve sofrer muito com a chuva esta semana.
É alto o risco de enchentes, mais deslizamentos de terra e alagamentos de grande extensão. Estas situações severas poderão ocorrer na Grande Vitória e em muitas outras áreas capixabas, incluindo aquelas que foram alagadas com a tempestade da sexta-feira passada, 18 de janeiro.
O aumento da chuva começa já nesta segunda-feira, 20 de janeiro, quando a chuva volta a cair forte novamente. Porém, entre terça, 21, e sexta-feira, 24 de janeiro, a chuva deve ser generalizada e muito volumosa.
Boletim Defesa Civil
O boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (20) aponta para o risco alto de deslizamento de terra. A cidade de Vargem Alta decretou situação de calamidade pública. Em Iconha, Alfredo Chaves, na BR 101 região sul, Anchieta, Marechal Floriano, Castelo e Rio Novo do Sul há registro de destruição de imóveis, destelhamento de casas, árvores arrancadas e série de prejuízos resultantes da precipitação.

ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário