Milhares de peixes de água doce, da espécie sairu, foram encontrados na praia de Lagoa Doce, na foz do rio Itabapoana, em São Francisco de Itabapoana, nessa quarta-feira. Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, eles foram informados sobre o aparecimento dos animais, que serão recolhidos pela secretaria municipal de obras e serviços públicos nesta sexta-feira (3), após vistoria do Instituo Estadual do Ambiente.
— Só a análise poderá confirmar a causa da morte. Por enquanto, nós estamos trabalhando com a hipótese de que o problema seja consequência do aumento de nível e vazão dos rios da região, que fez com que os peixes migrassem do rio Itabapoana para o mar. Como não se adaptam a salinidade da água, eles acabam morrendo. De qualquer forma, isso exige confirmação dos órgãos ambientais — informou a secretária da pasta, Luciana Sofiatti.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou, em nota, que fará uma vistoria no local.
Conhecido também como “sauá”, o sairu é um peixe de escamas, de água doce, da família dos Caracídeos. Sua coloração é prateada e seus olhos são grandes e escuros. Pertence à família dos lambaris e é muito comum nos rios e lagoas.
Folha1
Nenhum comentário:
Postar um comentário