Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

QUEIJO DE SANTA MARIA DE CAMPOS CONSEGUE SELO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, acaba de legalizar mais uma empresa da agroindústria familiar, que passa a contar com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Trata-se da “Queijo da Casa”, da microempreendedora Cacilda Corrêa, de 58 anos, no distrito de Santa Maria, no Norte do município. A área é a principal bacia leiteira campista, a 60 quilômetros do Centro. O secretário Robson Vieira e do diretor de Produção Agrícola, Gilmar Nogueira, fizeram a entrega do certificado.

— Estou muito feliz, porque agora posso trabalhar tranquila e ir atrás daqueles fregueses e consumidores mais exigentes. E também posso conseguir um preço melhor pelo meu produto — explicou Cacilda, que no período da safra leiteira chega a produzir, por mês, cerca de 500 queijos do tipo “frescal”, de 600g em média, com a ajuda de duas filhas.
Com acompanhamento da Secretaria, que orientou durante todo o processo, Cacilda atendeu a todas as exigências, incluindo piso frio e azulejo até o teto, áreas separadas de expedição e recepção e área de higienização. E também equipamentos de trabalho inoxidáveis e regras mais rígidas de controle de qualidade, como pasteurização do leite e manuseio utilizando luvas e máscaras, dente outras medidas.
— Isso é muito importante, porque, ao mesmo em que esses produtores se credenciam a comercializar legalmente seus produtos em todo o município, também colaboram com a economia formal do município. Esse trabalho vem ganhando impulso na administração do prefeito Rafael Diniz, que desde o início vem incentivando a geração de rendas próprias, com destaque para a agroindústria familiar, para ir diminuindo a dependência dos royalties do petróleo — destaca Robson Vieira.
Somente na administração Rafael Diniz, já são 19 estabelecimentos, incluindo também a produção de embutidos e hamburgueres, dentre outros, que adequaram as instalações e sistema de produção às normas do SIM. Dez destes são queijarias em diferentes pontos do município. Robson Vieira destaca que dentro de pouco tempo esses pequenos produtores poderão expandir a clientela para além dos limites de Campos.
— Uma lei federal que entra em vigor em fevereiro de 2020 permite que produtos com o SIM em todo o país passem a vender seus produtos dentro dos municípios que formam consórcios, como é o caso de Campos e mais cinco municípios, que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) — explica Robson.

Fonte: Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário