Foto: Imagem do Google
Dia 5 tem !
A APAE, através do Centro Ambulatorial de Prevenção, realiza o Rastreamento Neonatal – Teste do Pezinho que, sendo um exame obrigatório, é custeado pelo SUS.
Cabe ao CAMP colher o sangue dos bebês para a realização da Triagem Neonatal. É trabalho para a enfermeira Maria das Dores.
O procedimento é muito simples e feito com a coleta de sangue no calcanhar do bebê, no período a partir de 48 horas após o parto até o quinto dia depois do nascimento.
Gratuito e exigido por lei, o exame detecta fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais femoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase, dentre outros.
Na mesma oportunidade são realizados os Testes da Linguinha e a Avaliação Neuromotora que complementam os primeiros exames do bebê.
Assim, proteja seus filhos oferecendo a eles o que há de mais moderno em termos de prevenção de diagnóstico. Quanto mais cedo você ficar tranquilo menos problemas terá num futuro próximo. Identificar doenças antes dos sintomas aparecerem e, desta forma, aplicar tratamentos que pode ser fundamentais para garantir qualidade de vida são as principais funções do Teste do Pezinho. E lembre-se , não basta fazer os testes . É preciso buscar os resultados e mostrá-los ao médico !
ATENÇÃO !
A APAE realiza o Rastreamento Neonatal às quartas –feiras, das 7h às 10h. Os pais deverão trazer a Certidão de Nascimento da criança e um comprovante de residência. Sem os documentos o atendimento gratuito não é realizado.
Marisa Borges
Blog do Jailton da Penha-JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário