O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima quinta-feira (10) o julgamento sobre a validação ou não da eleição de Wladimir Garotinho (PSD) como prefeito de Campos. Os ministros vão analisar processo relacionado ao vice na chapa, o empresário Frederico Paes (MDB), que teve a candidatura indeferida em segunda instância por ter deixado a direção do Hospital Plantadores de Cana (HPC) fora do prazo legal, segundo os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Com a decisão do TRE, Wladimir teve os votos contabilizados como "anulados sub judice" e não foi declarado oficialmente como eleito, apesar de ter superado Caio Vianna (PDT) no segundo turno das eleições municipais, no domingo (29).
Após ter o registro deferido em primeira instância, Frederico Paes teve a candidatura barrada pelo TRE com base no entendimento de que ele teria deixado a direção do hospital fora do prazo para agentes públicos. Este é o ponto de maior polêmica e divergência, uma vez que o HPC é uma unidade filantrópica de natureza particular e seu diretor não estaria sujeito a essa regra. Porém, os desembargadores do TRE entenderam que, apesar disso, como o hospital se mantém com mais de 90% de recursos públicos, Frederico deveria deixar o cargo tal como um
De Fato/ Aldir Sales
Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário