A Marinha do Brasil informou que nessa quinta-feira (04), quinto dia de buscas pela embarcação "O Maestro", foram encontrados dois corpos que podem ser de tripulantes desaparecidos. A lancha seguia do Rio de Janeiro para Fortaleza com cinco ocupantes e sumiu na altura de Farol de São Thomé, em Campos, conforme localização enviada pelo grupo no último contato feito com familiares.
De acordo com o Com 1º DN, as buscas foram iniciadas no dia 31 de janeiro, imediatamente após tomar conhecimento do suposto naufrágio, no litoral norte do Rio de Janeiro. “Nesta quinta-feira (04), quinto dia consecutivo de operação, as aeronaves Sea Hawk SH-16 e a Esquilo UH-12, da MB, e P-95, da Força Aérea Brasileira (FAB), localizaram e o Navio-Patrulha (NPa) “Macaé” recolheu dois corpos supostamente relacionados com os tripulantes da embarcação 'O Maestro', dentro da área de buscas, a aproximadamente 50km a leste do Farol de Cabo Frio, em área próxima ao material recolhido ontem (quarta). Nesta sexta-feira, dia 05 de fevereiro, o navio demandará o Porto de Macaé, a fim de possibilitar o translado e posterior identificação positiva dos corpos, a ser executada pelo órgão competente.”, informou a assessoria do Comando do 1º Distrito Naval.
Ainda de acordo o Distrito Naval, as buscas continuam, apesar das condições de mar desfavoráveis e com tendência a piorar a partir desta sexta-feira (05), conforme avisos de mau tempo publicados pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). "O Com1ºDN esclarece que é solidário ao momento crítico vivenciado e informou pontualmente aos familiares de cada tripulante sobre o citado recolhimento, prestando todo o apoio necessário. Em 03 de fevereiro, representantes das famílias foram recebidos na sede do Salvamar Sueste, no Rio de Janeiro, para atualização e esclarecimentos sobre a operação de busca. Ressalta-se que, até o presente, o NPa Macaé e as aeronaves da Marinha e da FAB realizaram uma varredura em área de mais de 55.000 km², percorrendo uma faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), e a Restinga da Marambaia (RJ), com um afastamento de até 90 km da costa", comunicou.
O Comando do 1º Distrito Naval informou, ainda, que o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) nesta região, emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas: "Além disso, empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região foram avisados do desaparecimento da embarcação 'O Maestro' e das suas características".
Segundo reportagem da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, a esposa do empresário Ricardo José Kirst, um dos tripulantes da lancha, Tatiane Cruz, chegou a informar que o marido planejou a viagem com os amigos por cinco anos.
Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário