Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2021

VARIANTE BRASILEIRA DO CORONAVÍRUS É IDENTIFICADA NO ES

Estrutura do coronavírus tem formato de coroa — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

A nova variante brasileira do coronavírus, conhecida como P1, foi identificada no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.
A variante observada no Estado foi encontrada em janeiro no Amazonas. No Espírito Santo, ela foi identificada exclusivamente em pacientes de Manaus que vieram tratar a Covid-19 em um hospital da Serra, na Grande Vitória.
Além disso, segundo a Sesa, em amostras de um paciente de Manaus e de funcionário(a) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, foi detectada a P2, uma variante isolada primeiramente no Rio de Janeiro e que já está presente em outras localidades do Brasil.
O Governo do Estado do Espírito Santo informou que desde 2020 o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) encaminha amostras inconclusivas, e de pacientes suspeitos de infeção por novas linhagens do coronavírus, para sequenciamento genômico na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
De acordo com a Sesa, ao todo, até agora foram identificadas cinco linhagens no Estado:
B.40 - identificada entre os primeiros casos do estado, amostra de caso importado, em período que não havia transmissão comunitária;
B.1.1.33 - identificada ao longo do ano de 2020, em pacientes de transmissão comunitária.
B.1.1.28 - identificada em janeiro de 2021, linhagem não documentada anteriormente, em paciente de transmissão comunitária não relacionada com pacientes oriundos de Manaus recebidos pelo Espírito Santo para tratamento da Covid-19;
P1 - identificada exclusivamente em pacientes oriundos de Manaus; [Variante que surgiu no Amazonas]
P2 - identificada em um paciente de Manaus e em funcionário(a) do Hospital Dr. Jayme Santos Neves, rastreado por meio da testagem de assintomáticos e devidamente isolado. O nexo do caso rastreado com o caso de Manaus não pode ser confirmado devido positividade ter sido apresentada num período inferior a 48h do contato. Além disso, relata-se existência de sintomas de exantema e prurido nos dias anteriores ao contato assistencial com pacientes de Manaus. [É uma variante isolada primeiramente no Rio de Janeiro e que já está presente em outras localidades do Brasil].
A Sesa destacou que, ao longo de fevereiro, novos resultados serão apresentados e que, possivelmente, identificarão no estado diversas linhagens do novo coronavírus.
De acordo com dados divulgados pela Fiocruz/Ministério da Saúde, nos estados fronteiriços ao Espírito Santo já foram identificadas:

G1/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário