Medida vai agilizar o processo que antes envolvia etapa no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em São Paulo
As vacinas contra Covid-19 do laboratório Oxford/Astrazeneca serão liberadas de forma mais rápida ao Estado do Rio de Janeiro. A partir da solicitação do Governo do Estado, a próxima remessa dos imunizantes produzidos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ficará diretamente na capital para serem distribuídas aos 92 municípios. O pedido foi aceito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante encontro com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, nesta quinta-feira (08). Com essa decisão, os lotes destinados ao Rio de Janeiro não precisarão mais passar pelo Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em São Paulo.
- Temos trabalhado intensamente para levar a vacina a todos os cidadãos fluminenses, de forma cada vez mais ágil, e com segurança. A operação logística desenvolvida tem servido de exemplo e sido aprimorada a cada remessa enviada. Proteger a população é o nosso compromisso - afirma o secretário Carlos Alberto Chaves.
O ministro Marcelo Queiroga reforçou a importância de dar agilidade ao processo de vacinação:
- Recebemos positivamente o pedido do Estado do Rio de Janeiro, pois entendemos que esta liberação irá contribuir ainda mais com a agilidade do processo de distribuição das vacinas para os 92 municípios. O Ministério da Saúde tem o compromisso de fazer uma ampla vacinação no Estado do Rio de Janeiro, assim como em todo o país.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da SES, já enviou aos municípios 21 documentos com orientações técnicas sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, repassando recomendações importantes quanto à celeridade e à organização no processo de imunização. Além disso, tem sido recorrente a solicitação para que os dados sejam registrados corretamente, para melhor acompanhamento da cobertura vacinal.
Doses enviadas - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (09), a 12ª entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram distribuídas 431.900 doses, sendo 195.400 mil de CoronaVac e 236.500 de Oxford/Astrazeneca.
Fonte: SES/RJ
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário