Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2021

HOTEL COM 94 PESSOAS É FECHADO EM VITÓRIA APÓS HÓSPEDE DA ÍNDIA TESTAR POSITIVO PARA COVID

Outras duas pessoas que vieram da Índia também estão no hotel. Todos que estão no local farão teste de Covid
Um hotel localizado na avenida Dante Michelini, a orla de Camburi, em Vitória, foi fechado nesta sexta-feira (28) depois que um dos hóspedes, que veio da Índia, testou positivo para o novo coronavírus. Outros dois passageiros vindos da Índia, também hospedados no hotel e com suspeita da doença, fizeram teste. Eles estavam no Espírito Santo para retornar com um navio.
Segundo o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, dentro do hotel estão 57 hóspedes, sendo 52 adultos e 5 crianças, e 37 funcionários do local, sendo ao todo 94 pessoas. Ninguém poderá sair do estabelecimento até que autoridades sanitárias avaliem a situação de cada um.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explicou que na manhã desta sexta-feira foi informada da suspeita de contágio por parte dos hóspedes originários da Índia. Imediatamente, segundo Reblin, equipes da Sesa e da Secretaria Municipal da Saúde se deslocaram para o hotel e adotaram os protocolos internacionais para o caso.
"O hotel foi fechado, não recebe mais ninguém. Tinha evento programado no local, e foi cancelado. Ninguém entra ou sai. E as pessoas que estão hospedadas só vão sair com autorização das autoridades sanitárias que estão lá", informou Reblin.
As equipes de saúde estão com testes de Covid na hotel para fazer a testagem de todos os hóspedes e trabalhadores do local. Por volta de 13h30, mais testes chegaram no hotel.
"Quando fomos acionados, as equipes foram ao local e identificaram três viajantes que vieram da Índia. Eles vieram para o Estado para retornar com um navio que está aqui. Todos passaram por testes e nossa equipe no Laboratório Central (Lacen) identificou que uma pessoa está com Covid. Ainda não sabemos se está com a variante indiana porque o material colhido está indo para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para ser analisado", explicou o subsecretário de Saúde.
A informação da testagem positiva de um indiano no Estado foi passada pelo governo do Estado durante a transmissão ao vivo do início da vacinação contra Covid dos trabalhadores portuários e do transporte aéreo.
Antes de iniciar a vacinação de alguns trabalhadores do setor, o governador Renato Casagrande falou sobre a pandemia no Estado e informou do isolamento do hotel.
"Estamos fazendo a gestão de alguns passageiros, viajantes, que vieram da Índia com suspeita de estarem contagiados com Covid. Um, inclusive, já está confirmado com a Covid. Agora estamos em processo de investigação se essa pessoa está com a variante indiana ou não. Já isolamos o hotel e estamos investigando e vamos monitorar quem teve contato com eles para fazer todo o isolamento e evitar qualquer contágio da variante indiana", disse.
A direção do hotel foi procurada para falar com o caso, mas não quis se pronunciar até então.
ALERTA DA ANVISA SOBRE CASO SUSPEITO NO ESTADO
Na última terça-feira (25), o Estado recebeu um alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre um caso suspeito de infecção pela cepa indiana no Espírito Santo.
A Sesa explicou que o alerta foi dado por causa de passageiro que viajou no mesmo avião da Qatar Airways, que transportou uma pessoa que testou positivo para a variante indiana da Covid-19 (SARS-CoV-2 B.1.617).
A variante indiana foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma "preocupação global" porque pode ter capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus. No entanto, a instituição ressalta que as vacinas protegem contra "todas as variantes".

Tribuna Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário