Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2021

RECUPERAÇÃO DA ORLA DE MEAÍPE ESTÁ PREVISTA PARA OS PRÓXIMOS DIAS EM GUARAPARI

Aguardada há anos pelos moradores do bairro Meaípe, e por toda população de Guarapari, as obras de recuperação da orla do bairro e da estrada ES 060 estão previstas para começar em poucos dias.
“Meaípe voltará a existir! Vamos iniciar a recuperação do grande atrativo turístico e econômico de Guarapari”, comemorou Gedson Merizio, subsecretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), durante visita ao bairro.
Para Gedson, as obras são uma vitória muito grande após longa batalha do governo junto à comunidade de Meaípe para que fossem possíveis. “Foi uma maratona, estamos buscando há alguns anos esse investimento e fomos atendidos prontamente pelo governador Casagrande. Por conta da pandemia, houve um atraso grande, mas está acontecendo e é a concretização de um sonho conjunto”.
Na última sexta-feira (23), os representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, Tyago Hoffman e Gedson Merizio, secretário e subsecretário da Sectides, respectivamente, estiveram em Meaípe acompanhados pelo presidente da Associação de Moradores de Meaípe, Vinícius Brina, e pelo empresário local, Geraldino Nascimento.
“Viemos dar uma olhada na praia de Meaípe que vai receber um investimento do Governo do Estado, e é uma das praias mais bonitas do Brasil. Será uma importante obra para a recuperação econômica da região. Esse engordamento com certeza vai mudar o local e trazer novamente os tempos áureos da região”, disse o secretário Tyago.
Na ocasião, Vinícius Brina e Geraldino nascimento agradeceram o empenho de todos os envolvidos por essa conquista para comunidade de Meaípe.
“Essas obras são primordiais para melhorar a vida no bairro, vamos ter crescimento de empregos e aumento de rendas. Foi uma obra muito sonhada e estamos aguardando com felicidade esse início”, relatou o presidente da associação.
Para Geraldino, após os serviços realizados, o bairro terá uma nova realidade. “Meaípe já foi uma praia muito bem frequentada, mas devido ao avanço do mar, isso não era mais possível. Agora, vamos voltar a sonhar. Acredito que a realidade econômica e a qualidade de vida dos moradores vai mudar muito com o engordamento”.
Obras
A empresa responsável pelo projeto e execução da obra de contenção da erosão e restauração da costa de Meaípe, no valor de R$ 65.590.052,90, é DTA Engenharia.
Entre os serviços que serão realizados estão a execução da dragagem, aterro hidráulico, construção de enrocamentos (píeres); que irão proteger as áreas costeiras da ação de ondas marinhas; e a alimentação artificial da praia, também chamada de engordamento, que vai promover a reabilitação do trecho costeiro. A contenção da ES-060 será feita de blocos rochosos e o engordamento da faixa de areia consiste na construção de um aterro com a areia original da praia. Na ES-010, a Rodovia do Sol, será feito um enroncamento de pedras, com a recuperação da rodovia. Os trabalhos serão realizados do km 67 ao km 69 da ES-060, com extensão de 3300 metros.

*Com informações da Rádio Natividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário