Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

COM VARIANTE ÔMICRON, SECRETÁRIO NÃO DESCARTA RESTRIÇÕES AS FESTAS DE FIM DE ANO E VERÃO NO ES

O surgimento de uma nova variante do coronavírus, batizada de Ômicron, confirmada em regiões da África e da Europa, colocou o mundo em alerta na última semana. Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o impacto dessa nova cepa pode depender principalmente de um possível escape vacinal, e, por isso, restrições as festas de fim de ano, verão, carnaval e atividades não são descartadas.
A avaliação foi publicada pelo titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em uma rede social na manhã desta segunda-feira (29). Fernandes também destacou o comportamento da pandemia no Brasil e em território capixaba, o que pode fazer com que exista uma “agenda de ampliação das atividades econômicas e sociais”, tendo em vista “uma queda sustentada de casos, óbitos e internações”.
Impactos da nova variante
Em resumo, nas palavras do secretário, “podemos ter festas de fim de ano e verão”. Contudo, existem receios, por conta dos possíveis impactos da variante Ômicron, que, de acordo com Fernandes, dependerão da “exposição comunitária anterior à doença e do avanço da vacinação com duas e três doses”.
“As próximas semanas serão necessárias para reconhecer impactos. Precisamos entender que já temos elementos para diversas decisões. A primeira e principal é: vacinar todos os povos do mundo com esquemas completos”, destacou o secretário na postagem.
Nesse meio tempo, porém, Fernandes pontuou que enquanto gestor público, junto dos atores econômicos, compartilha da “preocupação com os impactos da nova variante em morbimortalidade e na economia”. Ou seja, em relação ao índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo, e as consequências na renda e no consumo da população.
Vacinação e testagem
Tudo isso, por sua vez, pode ser evitado com a mobilização pela vacinação contra a Covid-19, que, segundo o secretário, é a principal estratégia capaz de proteger a vida e a economia. “Todos devem apoiar e cumprir medidas como passaporte vacinal e adotarem campanhas de estímulo a vacinação”.
Além disso, também faz-se necessário a testagem contra o vírus. No Estado, os testes de RT-PCR são realizados por meio de agendamento on-line (www.saude.es.gov.br/agendamento) e em diversos locais (veja ao final do texto).
“Existe oferta plena de vacinas, oferta a livre demanda: vacine-se com esquema completo (3 doses) e apoie a vacinação, use máscaras e diante de qualquer suspeita ou contato com sintomáticos ou com aglomerações, procure um ponto de testagem disponível no SUS”, disse.
Locais de testagem no Estado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibiliza testes de antígeno por livre demanda em três terminais da Grande Vitória: Jardim América, em Cariacica; Laranjeiras, na Serra; e Itaparica, em Vila Velha. O horário de coleta é de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 20h.
Já os testes de RT-PCR são realizados por meio de agendamento on-line e também por livre demanda, de acordo com cada unidade. São eles:
– Aeroporto de Vitória
Horário: 24 horas, por agendamento ou por livre demanda para os passageiros que desembarcam
– Centro de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Cariacica
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h, por agendamento e livre demanda
– Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória
Dias: Todos os dias da semana
Horário: 13h às 18h, por agendamento
– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 11h30; 12h30 às 15h30, por agendamento
– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra
Dias: segunda-feira a domingo
Horário: 7h30 às 11h30; 13h30 às 18h, por agendamento
– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 12h às 18h, por agendamento
– Rodoviária de Vitória
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h, por agendamento ou por livre demanda para os passageiros que embarcam e desembarcam no local

Foto em destaque: Divulgação/Leonardo Sá/ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário