No dia 22 de novembro, ocorreu, por ocasião das comemorações da Semana da Consciência Negra, na Câmara Municipal, a entrega da medalha Quintino Carlos Vieira a diversas personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial.
Jailton da Penha, membro da Academia Bonjesuense de Letras, radialista e blogueiro, e uma das celebridades de nosso município, foi selecionado para representar os homenageados.
Na oportunidade, em seu discurso, salientou um momento histórico do Clube de Regatas Vasco da Gama em defesa dos negros, quando, em 1924, se recusou a retirar dos seus quadros, por ordem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, oito atletas negros que integravam os seus quadros.
Outro episódio mencionado por Jailton da Penha foi a história do Pastor Geraldo Jeremias, um negro da Usina Santa Isabel que, quando terminou a 5a. série, foi visto pela ex professora trabalhando como auxiliar de carreiro, em um terno de bois. A professora, que o tinha como o melhor aluno da sala de aula, resolveu, então, conseguir uma bolsa de estudos com o dr Luciano Bastos, no Colégio Rio Branco. Posteriormente, ele continuou os estudos, se formando em Direito e, em seguida, Teologia. Hoje, atua na 5a. Igreja Batista de Macaé e é um dos grandes pregadores do pais, segundo Jailton.
Jailton proferiu também importantes palestras sobre o tema da negritude na Escola Estadual Horácio Plínio, em Bom Jesus do Norte, e no CAPS de Bom Jesus do Itabapoana.
É importante ressaltar que Jailton da Penha soube conquistar o respeito e a admiração de toda a comunidade, por seu exemplo e vitoriosa trajetória de vida, se constituindo em referência moral em nosso município.
Fonte: O Norte Fluminense
*Meus mais sinceros agradecimentos e gratidão por todo carinho e pelas belas e elogiosas palavras. Muito obrigado!
Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário