Alerj votará projeto de Lei que libera R$ 10 milhões para implantar a “Rota Caminhos do Açúcar” no interior do Estado
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), saiu de uma recente visita ao Noroeste Fluminense com fama de “ponta firme”. Depois de se encontrar com empresários e prefeito da Região para divulgar o Fundo Soberano, ele pautou a votação do projeto de Lei 5.274/21, que autoriza a transferência de R$ 10 milhões do Fundo Especial do legislativo estadual para o Consórcio Público de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).
O dinheiro será destinado a implementação do projeto de turismo histórico “Rota Caminhos do Açúcar”. A ideia é criar um roteiro, a exemplo do que já acontece com o do Vale do Café, resgatando o ciclo econômico açucareiro que, no passado, movimentou a economia das cidades destas regiões, especialmente do Norte Fluminense.
O consórcio tem a participação de nove municípios: Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana.
São cidades cuja produção açucareira teve uma grande importância econômica até década de 80 e que até hoje motiva estudos acadêmicos. O ciclo econômico encerrou-se, mas deixou marcas históricas.
Crise energética
Já na quarta-feira (15), Ceciliano recebeu um grupo de empresários do Noroeste e a pauta do encontro foi a concessionária Enel. O grupo pede melhorias no fornecimento de energia elétrica para a região.
Tem empresas comprando geradores a diesel para suprir falhas no abastecimento de energia e até trabalhando com equipamentos abaixo da capacidade produtiva para não sobrecarregar a rede das cidades. Há carências de investimentos por parte da concessionária, que lidera o ranking de reclamações na maioria das cidades do interior.
Portal Viu
Nenhum comentário:
Postar um comentário