Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2022

SUPERLOTAÇÃO É REGISTRADA EM UNIDADE DE SAÚDE DE GUARAPARI

O verão de Guarapari não está sendo marcado só pelo clima e as praias, mas a superlotação. E elas estão sendo vistas em toda faixa de areia das praias, bem como nas unidades de saúde. Destino de turistas de São Paulo, Minas Gerais e Brasília, além de capixabas de diversas regiões do Espírito Santo, a cidade está cheia e a procura por atendimento na rede pública de saúde só aumenta.
Superlotação foi registrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Ipiranga, na noite de terça-feira (4). O vereador Max Júnior esteve no local e gravou imagens. De acordo com ele, apesar da superlotação, três consultórios estavam vazios e apenas um com atendimento.
No vídeo Max Júnior suplica a Secretaria de Saúde e a Prefeitura de Guarapari para que resolvam a situação. “Pelo amor de Deus ajudem a população, tem gente esperando atendimento há horas, mais de 100 pacientes aguardando na ala de Covid-19”.
A Secretaria de Saúde de Guarapari informa que o aumento da demanda nas unidades de saúde e na Unidade Pronto Atendimento (UPA-24h) deve-se ao aumento no número de casos de síndromes gripais registradas em todo o país. A falta de profissionais atendendo é justificada pela prefeitura pelo aumento na procura dos serviços de saúde, e pontua ainda que a equipe já recebeu reforços nos plantões do dia.
A indicação da prefeitura é que os pacientes só busquem a UPA em casos de Sintomas Graves, pois a mesma já está realizando uma média de 400 atendimentos/dia. Quanto a demora no atendimento, os casos graves sempre são priorizados de acordo com o sistema de triagem por grau de complexidade.
Em casos de sintomas leves, a orientação é que a população procure a unidade de saúde de referência no bairro, que funciona das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar que o atendimento para esses casos não precisa de agendamento. A população pode procurar também o Centro de Testagem de Covid-19, localizado em Muquiçaba, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados de 08h às 12h.

ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário