Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2022

DIA MUNDIAL DO CÉREBRO: 6 HÁBITOS QUE BENEFICIAM O SISTEMA NERVOSO

6 dicas para manter o cérebro saudável
Para quem quer manter a saúde cerebral sempre em dia, Barboza faz algumas recomendações relacionadas, principalmente, a hábitos de vida ​​e controle médico.
Para ele, o primeiro passo é evitar os fatores de risco cardiovasculares. Por isso a importância de se realizar exames médicos regulares e monitorar os níveis de pressão arterial, glicemia, colesterol e triglicérides.
Não fumar também é fundamental na manutenção da boa saúde cerebral, já que o tabagismo afeta particularmente o sistema nervoso, ainda que tenha efeitos no corpo de maneira geral. O fumo causa danos significativos às artérias cerebrais e compromete o sistema de irrigação, explica o especialista.
O ato de fumar ainda aumenta o risco de outras doenças que podem afetar o sistema nervoso, e as pessoas que fumam "geralmente têm pior prognóstico porque o tabaco afeta, gradualmente, as artérias e provoca danos irreversíveis", afirma ele.
Além disso, é aconselhável moderar o consumo de álcool: o ideal é não ultrapassar a ingestão de meia taça de vinho por dia, pois "o alto consumo de álcool está associado a inúmeras doenças, e o sistema nervoso não é exceção”, diz Barboza.
Outro hábito fundamental para manter o cérebro saudável é a prática regular de exercícios físicos. “Quando você sai para caminhar, está fazendo uma atividade física boa, que não coloca em risco suas articulações ou seu coração”, diz Barboza, que recomenda uma frequência mínima de exercícios aeróbicos de duas vezes por semana por aproximadamente 40 minutos.
Combater o sedentarismo evita dores de cabeça e nas costas, duas causas de consultas frequentes nos consultórios. Além disso, a atividade física tem um efeito positivo em doenças neurológicas. Para aqueles que desejam praticar atividades mais intensas, Barboza aconselha realizar previamente uma consulta médica para saber se seu sistema cardiovascular está em condições e também realizar as atividades com treinadores qualificados para evitar lesões.
Manter hábitos alimentares saudáveis ​​é outro aspecto que faz a diferença na saúde cerebral – ainda que “não exista uma dieta específica para o cérebro, a alimentação contribui para a saúde do sistema nervoso”, afirma Barboza. Ele acrescenta que a alimentação deve ser variada, a fim de diminuir o risco de doenças causadas por deficiências.
“A deficiência do complexo B é muito ruim para o sistema nervoso. Dentro do complexo de vitaminas B, as mais relacionadas ao cérebro são as B1, B6 e B12", explica Barboza. "Podemos encontrar essas vitaminas em carnes (de vaca ou de porco), no peixe, no pão integral, no leite e seus derivados, em leguminosas, ovos ou ervilhas."
Alimentos ultraprocessados, já considerados maléficos para a saúde como um todo por diversas entidades médicas e pela Organização Mundial da Saúde, devem ser consumidos com moderação ou eliminados do dia a dia, bem como açúcares refinados e o excesso de farinha de trigo.
Finalmente, o neurologista recomenda o treinamento cognitivo para deixar o cérebro em boa forma. Isso consiste em desafiar as próprias habilidades cognitivas como a memória ou a atenção. Estudar ou incorporar novos aprendizados estimula essas habilidades.
“Sabemos que, na medida em que estimulamos nosso sistema nervoso, geramos redes, conexões mais sólidas”, diz Barboza. Pessoas com maior treinamento cognitivo, ao longo da vida, estariam em "melhores condições" para enfrentar distúrbios de memória relacionados à idade ou a patologias como a doença de Alzheimer.

DROGARIA ALIANÇA
Avenida Olímpica, 318, Centro, em Bom Jesus do Itabapoana-RJ, próximo ao Fórum.
Whatsapp: 22 99714-1881
telefone fixo: 22 3831-4098
Aberta de segunda a sexta da 07 as 20 horas e no sábado das 07 as 18 horas.
Siga-nos nas redes sociais:
Divulgação

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário