A Defesa Civil orienta que os alegrenses fiquem atentos aos alertas emitidos pelo órgão e que comunique aos amigos e vizinhos caso recebam alguma notificação
Para se precaver de possíveis prejuízos materiais em decorrência das fortes chuvas, com as que assolaram o município no ano passado, a Defesa Civil de Alegre emitiu um comunicado para alertar a população sobre os cuidados a serem tomados diante do alerta de possíveis chuvas intensas e risco de deslizamento de terras para esta semana.
Na publicação a Defesa Civil orienta que os alegrenses fiquem atentos aos alertas emitidos pelo órgão e que comunique aos amigos e vizinhos caso recebam alguma notificação.
Pede também que os moradores se informem sobre abrigos e locais seguros, não jogue lixos nas encostas ruas ou rios como medida de prevenção. Ao observar estalos, estrondos ou rachaduras no imóvel que saia imediatamente.
Em caso seja necessário abandonar sua residência a Defesa civil orienta que feche as portas, janelas e mantenha os documentos e remédios em locais seguros. Tenha sempre uma lanterna e pilhas em condições de uso.
Para prevenção da saúde, não tenha contato com a água e a lama da enchente, evitando a contaminação de doenças. Todos os alimentos que tiverem contato com a água da enchente devem ser descartados. Sintomas de febre, diarreia, vômitos e dor no corpo, procure atendimento médico.
Muita atenção e cuidado ao desligar os aparelhos eletrônicos. Assim que perceber risco de inundação desligue o disjuntor e feche o registro de entrada de água e gás.
O órgão pede que, mesmo diante de uma situação tensa, é necessário manter a calma, pos o pânico semore atrapalha e peça ajuda. Para a segurança da população só retorne ao imóvel após abaixar o nível de água.
A Defesa Civil tem vário pontos de monitoramento no município e acompanha diariamente a situação climática da região. Ao sinal de alerta evite áreas de risco e em caso de emergência ligue para o plantão 24 horas pelo telefone (28) 99929-4707 ou para a pólicia pelo 190.
por Guilherme Gomes/Jornal Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário