No dia 14 de novembro, alunos da E.M. Luiz Tito de Almeida e do IFF participaram de mais um encontro do projeto de reflorestamento nos arredores de Rosal. Desta vez, foram plantadas 1.130 mudas de árvores na propriedade de Sergio Vargas e Fabiana Morais.
O projeto tem por mentor o rosalense André Almeida que, desde 2017, ao preocupar-se com a baixa vazão de água na mina que abastece a comunidade, buscou meios para reflorestar uma parte da área no entorno da nascente.
A ideia surtiu tão exitoso efeito que alguns proprietários rurais cederam parte de suas terras para a continuidade do plantio de mudas de árvores, contabilizando-se, atualmente, cerca de 14 mil mudas plantadas.
O projeto além de estimular a consciência ambiental em toda comunidade, traz ricos benefícios, pois o reflorestamento possibilita a retenção de CO2, a diminuição das altas temperaturas, a recuperação das nascentes, a manutenção da biodiversidade, o controle e prevenção de erosões e deslizamentos de terra, o abrigo e a alimentação da fauna, o incentivo ao ecoturismo, etc.
O Norte Fluminense
Como esclarecimento. Esse foi mais um plantio do projeto de extensão de Recuperação de nascentes e áreas de recarga do IFF-campus Bom Jesus do Itabapoana, que vem sendo realizado desde 2013 e, o André e o Geraldo fazem parte desta equipe, sendo que, as atividades deles são imprescindíveis para o projeto.
ResponderExcluirMirian Valadão