Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2023

MORADORES DENUNCIAM ESGOTO A CÉU ABERTO EM PRAIA DE GUARAPARI

Moradores do bairro Enseada Azul, em Guarapari, têm reclamado com frequência do despejo de esgoto a céu aberto na Praia de Guaibura. Em um
vídeo gravado no dia 2 de janeiro, é possível ver uma tubulação vazando incessantemente os dejetos na baía da praia.
Segundo nota publicada nas redes sociais da Associação de Moradores de Enseada Azul (AMEAZUL), o problema tem impactado diretamente no turismo local. “No verão, com a alta ocupação dos prédios e casas, que impactam o comércio local, o problema se torna notório. O bairro não tem tratamento de água pluvial e a rede atual se mostra deficitária em diversos pontos. Com isso, vem a erosão e poluição das praias, que recebe água de piscina, esgoto e outros tipos de lixo”.
Segundo a Associação, já foi registrada queixa junto aos órgãos responsáveis pela rede de esgoto local e a Prefeitura. O próximo passo será acionar o Ministério Público (MPES).
Em nota, a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), informou que já acionou a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), para as devidas soluções.
A Cesan, por sua, vez, afirma que o sistema de esgoto da região da Praia de Guaibura ainda não está pronto. “O vazamento na região e seus arredores é causado por imóveis que fizeram indevidamente a ligação à rede antes da conclusão da obra. A Cesan mantém um caminhão sugador em tempo integral, que retira o esgoto no local e leva para a estação de tratamento”.
Para solucionar o problema, a Cesan recomenda aos responsáveis pelos imóveis retirar a ligação indevida e aguardar a liberação da rede pela Companhia. A previsão é que o sistema de esgotamento sanitário no local seja concluído até o final do ano.

ES Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário