O objetivo é criar uma base de dados com informações sobre a cultura local. A população pode contribuir por meio de formulário online
A população de Bom Jesus do Itabapoana, ex-moradores, admiradores da cidade, estudiosos e demais interessados pela cultura do município poderão participar de uma importante pesquisa para a história local. A iniciativa, proposta por estudantes e professores do Curso Superior em Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, tem por objetivo construir uma base de dados com informações sobre a cultura, história e patrimônio bonjesuenses.
A equipe afirma que a organização desses registros possibilitará o fortalecimento da memória coletiva e a promoção do uso de soluções inovadoras para registrar e compartilhar a rica história da cidade. Para contribuir, os interessados devem preencher o formulário online, disponível AQUI. O preenchimento dura poucos minutos.
Não é necessário se identificar e as perguntas estão relacionadas aos sentimentos, desafios e percepções da comunidade em relação à história do município, as necessidades e oportunidades para o uso de tecnologias digitais como meio de valorização, preservação e educação.
Segundo o professor Fabrício Barros, orientador da pesquisa, a motivação do trabalho está em identificar o perfil dos moradores de Bom Jesus do Itabapoana e sua conexão com os patrimônios culturais e históricos da região. “A participação da comunidade é essencial para compreender melhor as percepções e necessidades da população, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que preservem a história e cultura da cidade para as gerações futuras”, afirmou.
Fabrício explica que o patrimônio cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos que são fundamentais para a memória, identidade e criatividade dos povos, além de refletirem a riqueza das culturas. “De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o patrimônio cultural brasileiro abrange bens de natureza material e imaterial que representam a identidade, a ação e a memória dos diversos grupos que formam a sociedade brasileira”, incluindo não apenas elementos físicos, como edificações e objetos, mas também práticas, expressões e conhecimentos que são transmitidos de geração em geração, constituindo a herança cultural de uma comunidade ou nação.
Envie suas contribuições AQUI.
por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana
Redação News BJI
Nenhum comentário:
Postar um comentário