"Gigantura" é o nome escolhido para celebrar Toninho do Tupy no I Arte e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, entre os dias 25 e 26 de setembro.
Entre as homenagens que aquecem corações, estarão: Toninho do Tupy, símbolo de uma cultura viva e popular; Therezinha Loureiro Borges, declamadora de poesia cuja arte floresceu nas salas do antigo Colégio Rio Branco, hoje transformado em palco de memória e criatividade; e Dona Nina, musicista que fez das notas musicais a trilha sonora de nossa cidade.
Alessandra Abreu, incansável guardiã da literatura e da memória cultural de Bom Jesus do Itabapoana, dá agora novos passos com a I Arte e Cultura, que se realizará com o apoio do Espaço Cultural Luciano Bastos, em celebração à Primavera de Museus, ação anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que mobiliza museus em todo o Brasil.
O espaço, palco de tantas memórias, já recebeu em 2018 o documentário Ecos de um Carnaval, com a presença de Toninho do Tupy, acompanhado de sua bateria e dos famosos bonecos do Tupy, lembranças vivas da tradição carnavalesca da cidade.
"Gigantura” é mais que um título: é a medida da obra, de Toninho do Tupy, é a altura de sua presença, a eternidade de sua festa. Não apenas pelos Bonecos Gigantes que moldou com as próprias mãos, mas pela grandeza de sua vida, pela força de sua memória e pela alegria que deixou como herança.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário