Na Grande Vitória e interior do Estado, 79 obras viárias gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão com contrato em andamento. Dessas, 38 apresentam condições técnicas de continuidade, dependendo de providências menos complexas e apenas 11 estão em execução dentro da normalidade.
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) apontou um conjunto de obras e serviços contratados, no valor total de R$ 3 bilhões. Na Grande Vitória e interior do Estado, 79 obras viárias gerenciadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão com contrato em andamento. Dessas, 38 apresentam condições técnicas de continuidade, dependendo de providências menos complexas e apenas 11 estão em execução dentro da normalidade. Outras 41 obras estão paralisadas por problemas de orçamento, revisão de projetos e desapropriações.
Já o Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes) gerencia 86 obras contratadas, sendo que 45 estão em condições técnicas de continuidade, dependendo apenas de viabilização de recursos. Encontram-se paralisadas 41 obras, por problemas técnicos e financeiros. As informações foram passadas em coletiva na tarde desta terça-feira (31), pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli.
Recursos
Para esse ano, seriam necessários R$ 693 milhões do tesouro para executar as obras sob a responsabilidade do DER, enquanto o orçamento aprovado para 2015 é de R$ 39,6 milhões. Os recursos de financiamento são da ordem de R$ 630 milhões. Já o orçamento do Iopes e da Setop em 2015 é de R$ 69 milhões e R$ 9 milhões, respectivamente, enquanto os recursos necessários para a realização das obras somam R$ 149,4 milhões e R$ 61,8 milhões para cada órgão.
Segundo o secretário Paulo Ruy Carnelli, é preciso compatibilizar os investimentos com as finanças públicas estaduais. “Faltou planejamento para as contratações realizadas na gestão anterior”, afirmou. Para as desapropriações serão necessários R$ 43,9 milhões de recursos do tesouro. Além disso, nove licitações foram alvo de representações do Ministério Público de Contas e estão suspensas desde o final do ano passado.
Prioridades no Interior
Serão priorizadas as obras de duplicação da ES-482 (trecho Cachoeiro – Coutinho); reabilitação e duplicação da ES-060 (São Mateus – Guriri); pavimentação da ES-137 (Nova Venécia – Patrimônio da Penha); reabilitação da ES-344 (Vila Valério – São Gabriel da Palha); pavimentação da ES-446 (Colatina – Itaimbé); reabilitação da ES-164 (Alto Rio Novo – Pancas); reabilitação da ES-164 (Bom Jesus do Norte – BR-101); pavimentação da ES-135 (Boa Esperança – Patrimônio Dilô); ES-320 (Ecoporanga – Cotaxé); ES-177 (Muqui – Jerônimo Monteiro); ES-209 (entrada Pinheiros – entrº Taquara) e reabilitação da ES-257, trecho Aracruz – entrada ES-060 (fábrica da Fibria).
No litoral, terão prioridade as obras de reabilitação do acesso de Setiba; reabilitação da ES-060 (Nova Guarapari – Anchieta); a contenção da erosão, dragagem e aterro hidráulico no Terminal Pesqueiro de Itaipava; pavimentação da ES-486 (trecho Gironda – Alto Gironda – Itaoca); implantação e pavimentação da travessia da cidade de Piúma (ES-060), trecho Avenida Dr. Danilo Monteiro de Castro – ponte sobre o canal do Itaputanga; e implantação da ES-115, trecho Av. Minas Gerais – Nova Almeida.
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