Corrida clandestina e por fora de app é crime! Além de muito
perigoso ! Corrida segura com AplicativoVaidQ. Baixe o app e solicite a sua corrida!
Os benefícios que o passageiro tem ao solicitar a corrida com
o VaidQ estão nome e foto do motorista; Placa. modelo e cor do carro, percurso monitorado pela central; corrida
assegurada ( Seguro APP – Acidente Pessoal de Passageiro); motoristasverificados com profunda análisede documentação, inclusive antecedentes
criminais, preços sempre justos calculados diretamentepelo sistema do app; carros confortáveis ,
seguindo padrão rígidode qualidade,
além das promoções realizadas com frequencia.
Vale lembrarque, para
usufruir de todas essa vantagens, o passageiro deve solicitar a corrida pelo
aplicativo, garantindo assim, também sua segurança. Corridas solicitadasfora do app, podem ser solicitadastambém atravésda central 24h, porém, alguns dos recursos não estarão presentes.
O VaidQ é um
aplicativoonde o passageiro solicita as
corridasde forma rápida e prática, com
apenas alguns toques na telade seu
celular. Ao confirmar o pedido, o passageiro rtecebe em seu app as informações
do motorista que está indo atende-lo e do carro queele está utilizando.
Qualquer corrida solicitadafora dos modos citados descumpre os Termos e Condições aceitos pelo
motorista em sua adesão , levando ao
desligamento deste do VaidQ. O passageiro deve estar
atentose a corrida segueas normas do aplicativo, para garantir sua
segurança e não ser lesado.
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recomendou a 11 municípios do sul do Estado que publiquem, nos respectivos Portais da Transparência, com periodicidade semanal, informações e documentos a respeito dos gastos emergenciais realizados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.
As prefeituras têm sete dias, contados da data seguinte a do recebimento do documento, para informar ao MPF as providências adotadas, bem como o prazo para o cumprimento da recomendação.
Receberam a recomendação os municípios de Guaçuí, Rio Novo do Sul, Alegre, Apiacá, Irupi, Ibitirama, Itapemirim, Piúma, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Castelo. Além deles, Cachoeiro de Itapemirim e Dores do Rio Preto também estão submetidos à área de atuação do 1º Ofício da Procuradoria da República em Cachoeiro de Itapemirim, mas estes já estão atendendo aos critérios recomendados pelo MPF, que constam no art. 4º, §2º, da Lei nº 13.979/2020.
De acordo com o procurador da República Aldo Campos Costa, autor das recomendações, o trabalho é preventivo. “Passada a fase de conscientização, está sendo feita a adequação dos Portais de Transparência de cada um dos municípios que estão sob nossa fiscalização. Paralelamente a isso, estamos recebendo denúncias diretas e também analisando as contratações. Submetemos as que geram suspeitas a um ‘checklist’, que também desenvolvemos para dar mais objetividade e eficiência às apurações”, destaca o procurador.
Reunião
No dia 15 de junho, o MPF realizou uma reunião, por videoconferência, com os prefeitos dos municípios da região sul, para alertá-los sobre o dever de transparência nas contratações e aquisições para o enfrentamento da covid-19. Na ocasião, foi apresentada pelo procurador da República Aldo Campos Costa a estratégia desenvolvida para fiscalizar o acompanhamento dos atos e despesas decorrentes da situação de emergência ou do estado de calamidade pública decretados em função do enfrentamento da pandemia da covid-19.
“Esse contato direto e preventivo tem sido positivo para todos os envolvidos. Com ele, o MPF procura evitar a prática de ações criminosas e atos de improbidade. E os gestores, por sua vez, passam a compreender melhor a necessidade de transparência na administração pública. Além disso, os cidadãos conseguem acompanhar, efetivamente, o trabalho realizado (ou não) pelos representantes que elegeram”, ressalta o procurador.
Metodologia
A estratégia definida na Procuradoria da República em Cachoeiro de Itapemirim é composta de quatro etapas. Na primeira delas, é verificado se os atos e as despesas do município decorrentes da situação de calamidade pública estão organizados e publicados em espaço específico nos Portais de Transparência; também é observado se o detalhamento das aquisições das prefeituras estão sendo atualizados semanalmente, nos formatos PDF e XLS, com o objetivo de permitir que a transparência dos gastos relativos à covid-19 seja estruturada em formato mais acessível a todos os cidadãos e com diversos filtros de pesquisa.
A segunda etapa abrange a análise, de forma objetiva e padronizada, de indícios de fraudes nas contratações ou aquisições realizadas, com base na Lei nº 13.979/2020, na parte em que dispõe sobre regras de dispensa de licitação para a contratação de bens e serviços, inclusive de engenharia.
Já na terceira etapa, caso seja evidenciado o desatendimento total ou parcial da obrigatoriedade de divulgação dos atos administrativos relacionados ao enfrentamento da pandemia de covid-19, a ação é recomendar aos responsáveis pelos órgãos públicos a adoção das providências necessárias ao atendimento dos requisitos impostos na Lei nº 13.979/2020, observado o prazo de sete dias, contados do recebimento da recomendação. Havendo elementos de autoria e materialidade de infrações penais, pode ser requisitada a instauração de inquérito policial ou determinada a abertura de procedimento investigatório criminal.
Por fim, a quarta etapa será realizada em caso de descumprimento das recomendações. Nesse caso, poderá ser oferecido acordo de não persecução cível ou, sendo o caso, poderá ser ajuizada ação de improbidade administrativa. Além disso, na esfera criminal, poderá ser proposto acordo de não persecução penal ou, sendo o caso, apresentar denúncia pela prática de crime previsto na Lei nº 8.666/1993 ou de responsabilidade (Lei nº 1.079/1950).
Pedidos
Nas recomendações enviadas aos 11 municípios, o MPF requer que sejam disponibilizados, nos Portais de Transparência, termo de referência simplificado, contendo declaração do objeto, fundamentação simplificada da contratação, descrição resumida da solução apresentada, requisitos da contratação, critérios de medição e pagamento, estimativa dos preços e adequação orçamentária; razões para a escolha do fornecedor, apresentando justificativa específica caso o preço proposto seja superior àquele alcançado na estimativa; planilha de preços apresentada pelo fornecedor, com a indicação de todos os custos unitários.
Além disso, que nos Portais de Transparência constem a certificação pelo setor competente de que há previsão orçamentária para a despesa e que a reserva orçamentária foi efetivada; o instrumento do contrato ou da aquisição, contemplando o número do processo administrativo que o revelou, o objeto, o valor, a forma de pagamento e a destinação da contratação ou do serviço, o prazo contratual e o nome do contratado, acompanhado do número da respectiva inscrição na Receita Federal do Brasil; e as notas de empenho e de liquidação.
Nesta terça-feira (28), a equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Bom Jesus do Norte prendeu um homem de 27 anos, suspeito de roubar um posto de combustível no município. O mandado de prisão preventiva foi cumprido na residência do suspeito, zona rural de Bom Jesus do Norte, e contou com o apoio das DPs de Apiacá e de São José do Calçado.
Segundo o responsável pelo caso, delegado Sandro Zanon, o crime aconteceu no dia 1° de abril deste ano. “No dia do crime, o suspeito armado com um revólver fugiu do local levando R$ 1,5 mil, em espécie, e um celular. O comparsa dele estava esperando próximo do posto em uma motocicleta para ajudar na fuga”, contou.
O delegado informou que a motocicleta havia sido roubada na madrugada do dia 1° de abril. “Após o roubo ao posto, o veículo foi abandonado no bairro Grande Vitória, em Bom Jesus do Norte, e foi recuperado pelos policiais”, informou.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. “Durante o depoimento, o detido confessou que utilizou um revólver calibre 32 para praticar o roubo”, disse Sandro Zanon.
Ainda de acordo com o delegado, as investigações continuarão para apreender a arma utilizada e identificar o segundo envolvido nesse crime. “Caso a população tenha informações que contribuam com o trabalho policial, que realize uma denúncia anônima por meio do Disque-Denúncia 181”, afirmou.
O suspeito foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CPDCI), onde permanece à disposição da Justiça.
Texto: Fernanda Pontes/Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Casos de suicídio, em nossa cidade, vêm preocupando e origina, então, um questionamento: o que está acontecendo?
Ontem, ocorreu mais um desses casos que chama atenção de todos.
Uma jovem, cujo seu nome eu vou resguardar, tentou suicídio se jogando no rio que divide a cidade de Bom Jesus do Itabapoana. Ela foi resgatada com vida, segundo a informação da polícia militar de Bom Jesus do Itabapoana.
Observando pelo lado positivo, foi permitido que ela fosse resgatada com vida.
No momento do corpo da jovem ter encontrado as águas do Rio Itabapoana, dois homens guerreiros e heróis se jogaram nessa mesma água fria e a escuridão do rio. Conseguiram nadar até a jovem e ainda resgatá-la, o socorro rapidamente chegou ao local com o corpo de bombeiros e, em seguida, a ambulância, que se deslocou do local do acidente e foi até aonde o corpo foi encontrado.
Não são todos que conseguem ter sorte e essa jovem, até o momento do fechamento da matéria, está viva.
Os casos de suicídios em Bom Jesus Do Itabapoana vêm aumentando assustadoramente, precisamos entender e conversar com os nossos ente queridos, amigos, familiares, pois, nesse momento, pode está passando na cabeça de qualquer pessoa esse mal.
Peço a Deus que essa jovem tenha uma grande recuperação e tenha forças com fé, para seguir a vida e saber que tem pais, familiares e amigos que gostam dela.
Na manhã desta terça-feira (28), policiais militares do 3º Batalhão,
realizaram mais uma edição da Operação Força Total nos municípios de Alegre,
Guaçuí e Bom Jesus do Norte. Durante a ação dois suspeitos, de 21 e 28 anos,
com drogas em via pública foram detidos em Guaçuí.
O patrulhamento foi reforçado no município para ações educativas, para
orientação referente ao Covid-19 e abordagens preventivas à pessoas e veículos
suspeitos nas principais vias de acesso.
Segundo a PM, por volta das 12h20, a Força Tática em Patrulhamento no
município de Guaçuí, deteve avistou dois suspeitos andando em atitude suspeita
pela rua do Norte.
Ao avistarem as viaturas, os suspeitos jogaram dois volumes no chão. Os
materiais dispensados são 12 pedras de crack, e 1 bucha de maconha. Os
dois suspeitos foram abordados e com eles os militares encontraram R$ 35.
Ainda segundo os militares, ao serem questionados, os rapazes
confirmaram a propriedade do entorpecente.
Os suspeitos foram conduzidos até a Delegacia Regional de Alegre, juntamente
do material apreendido.
A
Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria
Municipal de Obras realiza na manhã de hoje, 29 de julho, trabalho de
manutenção e pintura na Praça Maria Germano, no Bairro Pimentel Marques.
Os
serviços de manutenção e pintura estão sendo intensificados por servidores da
Secretaria Municipal de Obras, com o objetivo de manter o local limpo e garantindo a preservação dos
espaços públicos.
Prédio à venda com 988 m2, 3 pavimentos, mas com base para construçãode 10 andares. Localizado na Rua Guilherme
Mathias número182- Centro- Bom Jesus do
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O
Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de
Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e da Promotoria
de Justiça de Presidente Kennedy, ajuizou uma ação civil de responsabilidade
por atos de improbidade administrativa em face das ex-secretárias de Educação
do município, Sabrina de Souza Proeza e Dilzerly Miranda Machado Tinoco, e da
empresa Emanuel Transportes e Turismo Ltda, de transporte escolar.
Segundo o MPES, a então secretária Sabrina de Souza Proeza contratou serviços
de transporte escolar por preços superiores aos praticados na administração
pública. Já a segunda requerida, a ex-secretária de Educação, Dilzerly Miranda
Machado Tinoco, firmou termo aditivo irregular no mesmo contrato, em desacordo
com as cláusulas contratuais. Com isso, causou prejuízo ao erário e gerou
benefícios financeiros indevidos à empresa contratada. No total, os danos aos
cofres públicos chegaram a R$ 5.104.617,75.
No documento, o MPES requer o bloqueio imediato dos bens dos requeridos,
incluindo imóveis, veículos, embarcações e a criação de gado ou de outro animal
de corte. Requer também a condenação dos três réus por improbidade
administrativa, além do ressarcimento dos danos patrimonial e extrapatrimonial,
no total de R$ 15.313.853,25, entre outros pedidos.
A ação decorre dos fatos apurados a partir da Operação Rubi, deflagrada em 8 de
maio de 2019, para desarticular e colher provas relativas à atuação de uma
organização criminosa constituída para lesar os cofres públicos dos municípios
de Presidente Kennedy, Marataízes, Jaguaré e Piúma. Outros fatos e
irregularidades já foram citados em denúncias e ações anteriores ajuizadas pelo
MPES.
Superfaturamento
Na
nova ação, o MPES relata que o município de Presidente Kennedy, por meio da
então secretária municipal de Educação, contratou em 2015 uma empresa para
prestação de serviço de transporte escolar de alunos da rede pública de ensino
municipal, estadual e superior pelo valor de R$ 2.431.811,80 por 12 meses. No
entanto, conforme um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito
Santo (TCEES) enviado ao MPES, nos anos de 2016, 2017 e 2018, o contrato foi
superfaturado em um total de R$ 3.843.491,74.
O
valor foi calculado pelo TCEES a partir das informações extraídas das planilhas
de acompanhamento dos serviços contidas nos processos administrativos de
pagamentos, que discriminam a rota percorrida, o número de dias trabalhados, a
quilometragem de cada rota e o valor do quilômetro rodado.
Pagamentos
indevidos
Outra
irregularidade constatada foi a alteração irregular do contrato. A empresa
contratada pelo município solicitou a modificação injustificada do valor do
contrato por aditivo, sem especificar novas distâncias a percorrer ou juntar
metodologia de cálculo, em violação aos termos do artigo 65, parágrafo 1º da
Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), que permite a alteração limitada somente do
objeto contratado.
Neste
caso, a secretária Dilzerly firmou indevidamente, segundo o MPES, três termos
aditivos e autorizou pagamento por serviços prestados, em desacordo com os
termos contratuais. Com isso, causou danos ao erário e levou ao enriquecimento
indevido da contratada no valor de R$ 1.261.126,01.
Os
contratos foram financiados com recursos resultantes de royalties de petróleo e
do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O FNDE é órgão federal
envolvido na operacionalização do Fundeb e possui entre as atribuições
monitorar a aplicação de recursos.
Em
razão dos fatos, o MPES atribui ao dano patrimonial causado ao município o
montante de R$ 5.104.617,75, correspondente aos valores pagos indevidamente à
empresa. Já ao dano extrapatrimonial foi atribuído o total de R$ 10.209.235,50,
equivalente ao dobro do dano patrimonial. O MPES requer que o valor da
indenização pelos danos patrimonial e moral coletivo seja revertido em favor do
município de Presidente Kennedy.
Saiba mais
Este
mês, o MPES já ajuizou uma ação civil de responsabilidade por atos de
improbidade administrativa em face da prefeita afastada do município, Amanda Quinta
Rangel; da ex-procuradora-geral da cidade, Paula Viviany de Aguiar Fazolo; da
ex-secretária municipal de Educação, Sabrina de Souza Proeza; dos servidores
municipais Geandson de Souza Benevides e Franceila Karla Menezes Gonçalves
Gomes; além da empresa Costa Sul Transportes e Turismo Ltda.
Todos
foram acusados de integrar um esquema voltado ao pagamento de reajustes
indevidos em contratos de prestação de serviço de transporte escolar, o que
levou ao enriquecimento ilícito da empresa contratada e causou danos aos cofres
públicos municipais. O Portal Dia a Dia não localizou a defesa dos acusados.
Mochila com R$ 33 mil
A
prefeita afastada Amanda Quinta Rangel; o companheiro dela, o ex-secretário
municipal de Desenvolvimento Econômico José Augusto Rodrigues de Paiva; um
empresário e o motorista dele foram presos em flagrante durante a operação.
Esse empresário esteve na tarde do dia 8 de maio de 2019 na casa da prefeita
para entregar R$ 33 mil de propina, que estavam dentro de uma mochila.
Mochila com R$ 33 mil
A
prefeita afastada Amanda Quinta Rangel; o companheiro dela, o ex-secretário
municipal de Desenvolvimento Econômico José Augusto Rodrigues de Paiva; um
empresário e o motorista dele foram presos em flagrante durante a operação.
Esse empresário esteve na tarde do dia 8 de maio de 2019 na casa da prefeita
para entregar R$ 33 mil de propina, que estavam dentro de uma mochila.
Foto:MPES
A
visita e a presença dos empresários na cidade foram monitoradas desde o dia 6
de maio pela polícia, que efetuou as prisões em flagrante na residência da
prefeita.
As
apurações iniciais da Operação Rubi apontam que os contratos de limpeza urbana
e de transporte público com evidências contundentes de superfaturamento somam
mais de R$ 150 milhões, quando analisado o período de 2013 a 2018. A maior
parte desse montante, R$ 105,7 milhões, é referente a contratos firmados entre
quatro empresas investigadas e a Prefeitura de Presidente Kennedy.
Na
denúncia feita à Justiça, o MPES requer a condenação dos denunciados pelos
crimes de organização criminosa, crime de responsabilidade de prefeito,
corrupção passiva e ativa e falsidade documental, além da indisponibilidade dos
bens dos denunciados, entre outros pedidos.
Amanda
e José Augusto estão soltos. Desde maio do ano passado, a cidade é comandada
pelo vice, Dorlei Fontão.
Morreu nesta terça-feira (28), aos 76 anos, o vocalista do grupo Renato e Seus Blue Caps: Renato Barros.
Saudades é forma de dizer. Renato e Seus Blue Caps ganharam a estrada nos anos de 1960 e nunca mais pararam. Eles embalaram as festas de várias gerações.
Vocalista, guitarrista e compositor, Renato Barros era o líder da banda. O primeiro nome, Bacaninhas do Rock da Piedade, não pegou. Eram os tempos do "Iê, Iê, Iê," e nada mais na moda do que as referências à língua inglesa. Daí a mudança e o surgimento dos “blue caps”, e as muitas versões de músicas já consagradas, como "Menina Linda", de 1964.
Nos tempos da Jovem Guarda, participavam de shows e programas de televisão ao lado de grandes ídolos, como Roberto Carlos e Wanderléia. “Guitarrista fantástico. Todos os sucessos que eu tive a oportunidade de fazer na minha vida, na minha adolescência, têm uma assinatura do Renato”, conta a cantora.
Erasmo Carlos chegou a fazer parte da banda. “Eu tenho uma saudade imensa. Um cara que faz falta, faz falta. Um cara que jamais deixou a estrada, firme e forte com o seu propósito”, afirma o cantor Erasmo Carlos.
Renato e Seus Blue Caps teve inúmeras formações. O único que jamais deixou a banda foi o próprio Renato. Dizia que só iria parar se fosse obrigado. Complicações de uma cirurgia no coração, na semana passada, encerram uma carreira que durou 60 anos.
A Prefeitura Municipal de
Bom Jesus do Itabapoana informa que edital de convocação da 4 ª etapa e 5ª
etapa da Guarda Civil Municipal encontram-se disponíveis para acesso.
DÚVIDAS E MAIS
INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal de Administração e Planejamento
Rua José Alberoni, 100, centro, Bom Jesus do Itabapoana/RJ
(22) 3833-9218
A Prefeitura Municipal de
Bom Jesus do Itabapoana, através das Secretarias Municipais de Saúde e
Segurança Pública, juntamente com a Vigilância Sanitária, Atenção Básica e
Vigilância Epidemiológica, iniciou hoje, 28 de julho, trabalho de orientação
aos comerciantes e a população geral no combate a disseminação do novo
coronavírus.
Todos os envolvidos estão atuando em conjunto na
conscientização em massa de toda população sobre os cuidados básicos como: uso
de máscara, álcool em gel e da importância do distanciamento social em qualquer
local e horário, em Bom Jesus do Itabapoana.
Informamos que
não só a cidade, mas as localidades e os distritos terão esse trabalho de
conscientização, e assim, a prefeitura e a população trabalharão juntos contra
o crescimento da COVID-19 em nosso município.
Além do telefone da Vigilância Sanitária para denúncia
de descumprimento das normas do decreto, através do número: (22) 9 9610-0577, a
prefeitura conta com vários agentes de fiscalização para não só atender a toda
cidade no combate a prevenção da COVID-19, mas também fazer valer o Decreto
Os policiais civis da Delegacia Especializada de
Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo prenderam em flagrante um homem de
31 anos, que agrediu a mãe, de 64, com golpes de cano, na tarde desta
terça-feira (28/07). A vítima foi atingida na cabeça, nas costas e nas mãos e
já havia sofrido ameaças do filho.
A violência aconteceu na residência da vítima, no distrito de
Conselheiro Paulino. Segundo a Polícia Civil, o agressor já possui passagem por
lesão corporal e ameaça. Inclusive, a vítima já havia denunciado a situação,
mas não chegou a registrar as ocorrências, tendo desistido de dar andamento ao
procedimento.
Muito abalada, a mulher disse aos agentes que a agressão
teria iniciado após ela ter negado dar dinheiro ao filho. Beneficiária do
auxílio emergencial, a vítima teria recebido nesta terça-feira, sendo então
procurada pelo acusado.
O agressor foi encaminhado para a Delegacia
Especializada de Atendimento à Mulher e responderá pelos crimes de lesão
corporal, injúria, calúnia e ameaça, todos na forma da Lei Maria da Penha. Já a
vítima foi levada ao Hospital Municipal Raul Sertã, onde recebeu tratamento e,
em seguida, teve alta.
Um grave acidente na noite deste domingo (26), deixou uma vítima fatal no quilômetro 133 da BR 482, em Dores do Rio Preto. O acidente foi registrado pelo Corpo de Bombeiros às 21h30.
Equipes se deslocaram para local e encontraram o veículo, um Ford Focus de cor branca, partido ao meio. Parte do carro estava em um lago, e a outra, próximo ao corpo do homem, que ficou bastante ferido. Ele já estava sem vida quando o socorro chegou.
O bombeiros ainda fizeram buscas nas imediações, afim de tentar achar mais alguma possível vítima, já que com o impacto do capotamento outras pessoas poderiam ter sido lançadas para fora do automóvel, mas somente o condutor foi localizado.
O corpo – que não havia sido identificado nos registros do Corpo de Bombeiros até a manhã desta segunda (27) – foi removido para o Serviço Médico Legal de Cachoeiro de Itapemirim.