No Município de Bom Jesus do Norte(ES) uma ideia simples vem chamando a atenção de pais de alunos e professores da rede municipal de educação. Alunos que utilizam diariamente o transporte escolar, estão recebendo aulas de reforço durante as viagens, uma ideia que surgiu por acaso entre o senhor Jorge Moura, 53 anos, motorista do ônibus escolar e o senhor Antônio de Souza, 52 anos, monitor de alunos que trabalham no transporte de estudantes que moram nas Localidades de Paraíso, Santana e Barra Alegre localizadas da zona rural do Município.
Segundo eles, as crianças eram muitas agitadas, e as viagens se tornavam muito cansativas e problemáticas, pois os desentendimentos eram constantes “começamos a brincar com elas na tentativa de acalma-las; conversar perguntando como foi a aula; se eles aprenderam direitinho; se sabiam escrever o nome; se tinha aprendido matemática foi a partir desse dialogo que descobrimos as limitações de alguns e decidimos ajuda-los”. Contou Sr. Antonio.
O motorista Jorge teve a ideia de comprar um pequeno quadro, enquanto o monitor tirou cópias de livros didáticos para começar o trabalho das “aulas de reforço”. Com o quadro pendurado em um canto do veiculo, as crianças começaram a aprender matemática, português, geografia, ciências entre outras disciplinas. “Com esse trabalho nós conquistamos a confiança e o respeito dos alunos; estou muito feliz em poder estar colaborando de alguma forma” comemorou Sr. Jorge que dirige o ônibus escolar á cerca de 2 anos.
Natali Souza Freitas, 9 anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal São Sebastião, participa das aulas e fala com orgulho do seu aprendizado “já aprendi a escrever o nome e estou muito feliz” disse Natali que é a mais nova de 5 irmãos. Outro que também fala com orgulho do projeto, é o aluno José Teixeira Martins Neto, 8 anos, 3º ano, estudante da escola São Sebastião. Ele disse que tinha dificuldade para escrever o nome “eu agora estou fera, já sei escrever o nome e ainda sei fazer continhas” disse José que era um dos mais animados da turma. O mais novo de uma família de 10 irmãos, o garoto Nicolas, 9 anos, cursando o 3º, falou do seu aprendizado ‘eu aprendi sobre metro e quilometro e ainda sobre animais vertebrados e invertebrados, muito legal’ comemorou Nicolas.
Rosalina Pimentel, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, disse que ficou surpresa com a idéia e logo apoiou o projeto “Quando eles nos procuraram para falar sobre o projeto, ficamos muito felizes e procuramos ajudar doando livros de historia, e dando dicas de como proceder; hoje falamos com orgulho desse trabalho, pois além da aprendizagem de diversos conteúdos, as crianças passaram a ficar mais calmas e interagir entre elas” disse Rosalina.
O Secretário municipal de Educação e Cultura, Edmilson Carvalho também falou sobre a iniciativa dos funcionários ” Nem tudo que os livros e os estudos nos impõem é satisfatório à nossa realidade. Temos que ser comprometidos em ações – às vezes pequenas – que nos trazem resultados surpreendentes e positivos”, disse Edmilson.
Blog Adilson Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário