Policiais militares poderão portar arma fornecida pelo Governo do Estado fora do horário de trabalho. É o que prevê o projeto de lei 3269/2014 apresentado pelo deputado estadual Geraldo Pudim (PR-RJ). A proposta inclui o inciso VIII, no artigo 48 do Estatuto da Polícia Militar do Rio de Janeiro e, caso aprovada, obrigará o governo estadual a fornecer o armamento que ficará sob responsabilidade dos policiais militares durante o horário de folga, tal como já ocorre com os policiais civis.
Atualmente as armas ficam acauteladas no batalhão quando o policial deixa o serviço. "O policial militar já é extremamente sacrificado pelas péssimas condições de trabalho. Quando sai do serviço ele não deixa de ser policial e é obrigado por lei a agir se estiver diante de algum crime, mesmo de folga. Nada mais justo que ele possa ter uma arma fornecida pelo Estado proteção sua, de sua família e da sociedade. Não é preciso explicar como são óbvios os riscos inerentes a esta profissão. O policial civil já tem esse direito. Por que não estender o mesmo benefício aos policiais militares?”, argumenta o parlamentar.
Caso aprovado, o policial terá que observar os mesmos critérios de utilização de arma de fogo preconizados pela Policia Militar.
Ururau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário