O que era para ser mais um dia comum de trabalho acabou trazendo uma surpresa para um agricultor de Vargem Alta. Foi na tarde de quinta (14) que Valdeci, um dos quatro filhos do senhor Zeferino Pasti, de 72 anos, encontrou um pé de aipim gigante na propriedade Sombra da Mata, em Alto São Cristóvão, Taquarussu.
Segundo Zeferino Pasti, ontem à tarde o filho chegou em casa e pediu a camionete para buscar “uma mandioca na roça”, ele achou ser uma brincadeira. Na manhã de sexta-feira, o filho levantou, foi a lavoura e apareceu com as raízes sobre a camionete. “Fiquei surpreso, desde os dez anos de idade que trabalho na roça e nunca vi nada igual”, falou feliz e emocionado o agricultor.
A planta tinha sete raízes, totalizando 88,5 kg. Alinhadas, as raízes chegam a 6,8 metros.
Casado com Dona Edir Pasti há 47 anos, pai de quatro filhos, com seis netos e um bisneto, o senhor Zeferino fala com gratidão a Deus e com orgulho de ser homem do campo sobre o cultivo, em sua propriedade, de café, repolho, feijão, milho, aipim, taioba, frutas (uva, banana, laranja e mexerica), além da família produzir vinho e pó de café especial.
A sua nora, Margarete Pizzol Pasti falou que querem bater o recorde, colhendo o aipim de um pé, plantado há 20 anos.
Essa reportagem nasceu do contato de Karina Pizzol Pasti, neta do senhor Zeferino, que contatou a Rádio Conexão via whatsapp.
fonte Rádio Conexão/Foto: Cláudio Pazetto
Nenhum comentário:
Postar um comentário