Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

CONFIRMADO NASCIMENTO DE TRÊS BEBÊS COM MICROCEFALIA EM CAMPOS


Ururau/Reprodução
O diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza, confirmou ao Site Ururau o nascimento de três bebês microcéfalos em Campos, entre os meses de janeiro e fevereiro. Dos três, um veio a óbito e os outros dois permanecem internados em leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Plantadores de Cana (HPC). 
Embora a malformação, que causa sérias deficiências encefálicas e de desenvolvimento nos fetos, também esteja relacionada ao vírus zika – transmitido pelo Aedes aegypti –, o médico é enfático em dizer que as mães dos bebês, a princípio, não contraíram o vírus durante o período gestacional, já que as mesmas não foram diagnosticadas com a doença. 
“Há três meses enviamos as amostras à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e até agora nenhum laudo foi emitido. Irei pessoalmente ao Rio para apanhar os resultados”, informou o diretor do CRDI. Em 2015, o município não registrou nenhum caso de nascimento de bebês com microcefalia.
Um dos casos suspeitos da doença foi anunciado pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, em janeiro último. À época, o secretário informou que os exames de imagem da gestante apontavam microcefalia no bebê. 
“A paciente é uma mulher de 36 anos, com 36 semanas de gestação e que está internada, e será acompanhada até após o nascimento do bebê. Ela não apresentou nenhum sintoma de zika vírus, mas foi coletado material e enviado para a Fiocruz, onde será confirmado, ou não se a gestante foi acometida pelo zika, já que a doença também pode ser assintomática”, informou à época Luiz José.
Casos de microcefalia são raros e geralmente a doença está ligada a fatores genéticos, exposição à radiação, cigarro, álcool e drogas ilícitas durante a gravidez e algumas doenças infecciosas como toxoplasmose, citomegalovírus (catapora e herpes), parvovirose e agora a zika.
O Site Ururau tentou uma resposta junto à secretaria de Saúde sobre os três casos de microcefalia na cidade, mas até a publicação desta matéria o órgão não havia se pronunciado.

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário