Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

LICEU É A TERCEIRA ESCOLA ESTADUAL OCUPADA EM CAMPOS


No João Barcelos Martins, a ocupação tem vasta programação


O Liceu de Humanidade de Campos é a terceira escola a ser ocupada por alunos da rede estadual de ensino em Campos. Alunos preocupados com a falta de estrutura das instituições de ensino decidiram aderir a onda de ocupações e foram para a escola a fim de “marcar território”. “Meu lugar é na escola, o Liceu é uma escola tradicional em Campos, daqui saíram grandes nomes que se destacaram, inclusive em todo País, mas o Liceu de hoje não tem condição de formar ninguém.”, reclama a aluna de 15 anos, que disse que sempre sonhou em estudar no Liceu.
Nós tentamos entrar na escola de forma pacífica, mas fomos impedidos, então pulamos o muro e só vamos sair quando o Estado atender às nossas reivindicações.", conta um aluno. Ele informou que a União dos Estudantes de Campos (UEC) está apoiando todas as ocupações em curso na cidade. Os estudantes reclamam da falta de ar condicionado, os aparelhos apesar de instalados, não funcionam, falta de funcionários para executarem a limpeza da escola e falta de porteiro.
Em Campos, a primeira escola a ser ocupada por alunos foi a Escola Técnica Estadual Dr. João Barcelos Martins, no Horto. A ocupação começou no último dia 11 e não tem prazo para terminar.
As ocupações não se tratam apenas de um grupo de alunos acampados na escola, na João Barcelos Martins a programação é vasta e inclui debates, seminários, oficinas e inclusive comissões que estão cuidando da limpeza e fazendo pequenos reparos na escola.
Na manhã desta terça-feira (12/04), cerca de 20 alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio (Cejopa) também ocuparam a escola para demonstrar a insatisfação com a falta de condições de ensino da rede. O movimento dos estudantes da Escola Técnica pode ser acompanhado através do Facebook. 
Os alunos apoiam a greve dos professores, não apenas por causa de salários, mas principalmente por causa das condições de trabalho e cobram do Estado ensino de qualidade. Há dezenas de escolas ocupadas em todo o Estado do Rio. 

Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário