Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2016

TAMAR COMEMORA NASCIMENTO DE TARTARUGA-DE-PENTE EM SFI


Foto: V Notícia
A equipe da Sub-base do Projeto Tamar de São Francisco de Itabapoana comemora o nascimento de uma ninhada de tartaruga-de-pente, rara no Litoral Norte Fluminense. A espécie que predomina nas desovas na costa sanfranciscana é a tartaruga-cabeçuda, cujo nome científico é Caretta Caretta.
"Nesta sexta-feira, enquanto abríamos um ninho, tivemos a grata surpresa de perceber que os filhotes eram de tartaruga-de-pente (nome científico: Eretmochelys imbricata)”, contou entusiasmado Daniel Shimada, responsável pelo Tamar em São Francisco.
Segundo Daniel, essa espécie habita locais com recifes de corais, se alimenta de esponjas, anêmonas, lulas e camarões e tem como áreas de desova a Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Pode alcançar até 110cm de comprimento e pesar até 90kg.
“Está, infelizmente, em todo o mundo, criticamente ameaçada de extinção. Seu nome e seu status de conservação se dão devido ao seu triste passado, quando seu casco, muito bonito, era utilizado para a confecção de pentes e outros acessórios", contou Daniel.
A Sub-base de São Francisco de Itabapoana monitora todo o litoral sanfranciscano, que vai da foz do rio Paraíba do Sul até a foz do Rio Itabapoana, em Barra de Itabapoana.

Fonte: V Notícia/Ururau


Nenhum comentário:

Postar um comentário