Divulgação
Os mais de 10 milhões trabalhadores que têm saldo em conta inativa do FGTS até dezembro de 2015 vão saber quando começa a liberação do saque nesta terça-feira(14). O calendário de pagamentos será divulgado pelo governo federal, às 11h, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
A data prevista para as primeiras retiradas é 13 de março. A ordem dos saques será baseada no mês de aniversário do trabalhador, assim como acontece como o pagamento do abono do PIS/Pasep.
Poderão retirar o dinheiro todos que tiverem uma conta do fundo encerrada até 31 de dezembro de 2015. Conta inativa é aquela que não recebe mais depósitos. Isso ocorre sempre que o trabalhador é desligado da empresa.
São 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de R$41 bilhões. A estimativa do governo é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa Econômica Federal para ter acesso aos saldos das contas. Não haverá limite de valor para saques. Mais de 80% das contas têm saldo inferior a R$ 880 (salário mínimo de 2016).
A Caixa também deverá anunciar um site específico para consultas sobre as contas inativas. A página na internet informará se o trabalhador possui direito ao saque do saldo. Lá, ele também vai ver quanto tem para receber e qual é o prazo para tirar o dinheiro.
O banco também avalia a necessidade de abertura das agências nos fins de semana para atender quem tem direito. Há a possibilidade dos correntistas da Caixa optarem pelo crédito em conta mediante autorização para essa operação. A retirada deve ser feita até julho, conforme informou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Consulta
A expectativa é de que o novo site também seja anunciado na próxima terça-feira, juntamente com o calendário de saques. Atualmente, o trabalhador pode conferir se possui conta inativa ao acessar o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) ou o do FGTS (www.fgts.gov.br), baixar gratuitamente um aplicativo para celular ou tablet — disponível para iOs e Android —, ou ir à uma agência do banco.
Em todos os casos é preciso informar o número do PIS e, para quem for ao banco, documento de identificação. Pode sacar o dinheiro todo trabalhador com carteira assinada que tenha conta vinculada a um contrato de trabalho encerrado até 31 de dezembro de 2015.
Campos 24 Horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário