Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

I SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO PROCESSUAL DO EXECUTIVO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA




Capacitação, nesta segunda-feira, foi direcionada aos servidores municipais.
A Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Planejamento e Informatização, realizou nesta segunda-feira, 13, o I Seminário de Qualificação Processual do Executivo, voltado para a capacitação dos servidores municipais. O objetivo foi trabalhar a conformidade dos processos, no que se refere aos aspectos legais, normativos, regulatórios e otimização dos fluxos.
A finalidade é fomentar a padronização dos processos e serviços, a fim de que as secretarias municipais trabalhem integradas, visando dividir as funções e estabelecendo critérios básicos para formalização de um processo administrativo para compras. Para isso é preciso entender os princípios de economicidade e vantajosidade das compras públicas, obedecendo a uma regra padrão para todas as secretarias.
“Todo mundo vai trabalhar dentro do mesmo formato na prefeitura, de acordo com o padrão que o Tribunal de Contas da União exige, de acordo com a lei de Licitações. A ideia não é ensinar ninguém a trabalhar, porque os funcionários já são capacitados, e sim mostrar a importância de seguir as orientações dos órgãos de controle, principalmente o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União”, explicou o secretário de Planejamento e Informatização, Sávio Sabóia.
De acordo com o gestor, a realização desse primeiro seminário foi uma orientação da prefeita Carla Machado, pois o setor de compras é considerado o coração da prefeitura. “Com isso vamos conseguir economizar recursos, comprar mais, melhor e ter o melhor preço. E toda a administração municipal vai falar a mesma linguagem no que tange aos processos de compras”, pontuou. Cada secretaria foi convidada participar com dois técnicos de cada setor da administração municipal.
O palestrante da secretaria de Fazenda, João Batista da Silva, reforçou a importância da revisão do fluxo de processo buscando estabelecer a implantação de um novo modelo de gestão. “Com isso o controle interno e a regulação passam a ser executados nas próprias unidades administrativas, estabelecendo responsabilidades em cada etapa, atuando como verificador. Nosso objetivo é mitigar os riscos de inconformidade, de sanções administrativas, perdas de recursos financeiros e outras situações de riscos para o município”, explicou.
O vice-prefeito Alexandre Rosa representou a prefeita Carla Machado no evento.

Ascom SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário