Nos últimos meses a presença de pessoas em situação de rua aumentou em Guarapari. Eles estão espalhados por diversos pontos da cidade e ficam principalmente no Centro e na Praia do Morro. Mas, o problema é ainda pior quando eles fazem das praias suas casas e chegam a pendurar roupas e fazer suas necessidades fisiológicas no local.
Essa situação tem acontecido em pelo menos duas praias da cidade. Na Praia do Meio, no Centro, moradores de rua estão morando embaixo de uma rampa que fica próxima ao Siribeira Clube.
Eles espalharam diversos pedaços de pano na lateral da rampa para cobrir o local onde vivem e chegam a espalhar roupas no corrimão. Na Prainha de Muquiçaba a situação não é diferente. Lá além de morar, eles ainda usam um braseiro sob a vegetação nativa para preparar suas refeições.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Centro (Amocentro), Alberto Crespo explicou que a situação piorou na última semana e que como eles não podem ser retirados a força ficam o quanto quiserem. “Nessa última semana eles deitaram e rolaram porque não tinha polícia nem prefeitura funcionando. Nós sempre avisamos ao pessoal da abordagem de rua, mas o problema é que a equipe vai lá e eles não saem e acabou. Tem um grande problema que é o direito de ir e vir, o sujeito tem o direito de ficar. Isto está na Constituição. A Assistência Social pega, dar banho e sempre que possível manda para outro destino, mas os caras não querem ir ou então vão e voltam. Isto é um problema muito sério”.
Portal 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário