Páginas

sábado, 25 de maio de 2019

HOJE, O COLÉGIO RIO BRANCO ESTARIA COMEMORANDO 99 ANOS

Foi no dia 25 de maio de 1920 que o Professor José Costa Júnior fundou o Colégio Rio Branco. Bom Jesus era, na época, distrito do município de Itaperuna. Havia terminada a 1ª Guerra Mundial recentemente e a vila era próspera. José Costa Jr. era novato na localidade mas teve o lampejo de criar uma escolinha primária, que nasceu tímida e pequenina na hoje Rua Aristides Figueiredo, onde existiu mais tarde o Instituto Euclides da Cunha e se tornou, posteriormente, a residência do Professor Orlando Azeredo. Pouco depois, chegava o Professor Mário Bitencourt, cunhado do Professor José Costa Jr. que ao mesmo se aliou, organizando a firma Costa & Bittencourt. O nome Rio Branco foi uma homenagem ao Barão do mesmo nome que era na época a figura mais popular do Brasil.
O Colégio Rio Branco (hoje Espaço Cultural Luciano Bastos) foi fundado em 1920 pelo Professor José Costa Jr. Funcionou incialmente na rua Aristides Figueiredo.
Em 1930 foi transferido para o prédio no Alto de Santa Rita, hoje Praça Amaral Peixoto. O casarão para onde se transferiu o Colégio foi construído em meados do séc. XIX para servir de residência a José Carlos Campos, grande fazendeiro na região. Foi também residência do Padre Mello, em 1911. É o que o historiador Antonio Dutra nos revela em um de seus artigos publicados em 1961 no jornal A Voz do Povo, intitulado "Bom Jesus há meio século":
“... no Largo Santa Rita existia apenas o prédio que é hoje o Ginásio Rio Branco, que fôra construido por José Carlos Campos para sua residência e era então ocupado pelo Padre Mello, que ali morava em companhia da velha d. Cândida, sua tia, e de d. Mariquinhas, sua irmã”
Desde sua fundação, o Colégio Rio Branco funcionava com internato e externato, e logo Bom Jesus tornou-se polo educacional da região, tendo sido o primeiro colégio a oficializar o ensino ginasial, isto em 1936.
Com noventa anos de serviços educacionais no Vale do Itabapoana, encerrou as atividades após o falecimento de seu diretor Luciano Bastos, em fevereiro de 2011.
Em Agosto de 2011 aí foi criado o Espaço Cultural Luciano Bastos, homenageando aquele que por 53 anos esteve à frente da direção da escola.

Fotos e informações: O Norte Fluminense

2 comentários:

  1. Estudei nesse Colégio, fiz o Curso Normal. Tenho muito que agradece ao Prof. Luciano que me ajudou com uma bolsa de estudos, porque eu não tinha condições de pagar a mensalidade. Pagava sim um percentual pequeno. Um pouco de minha história também está nesse Colégio e nessa cidade que marcou positivamente minha vida. Parabéns ao Jailton pela comemoração valiosa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Colégio Rio Branco, eu concluí meu curso Normal nesse grande educandário. Saudades.... Parabéns!!!

    ResponderExcluir