Foto:Divulgação/Ascom
A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem, esclarecer pontos omissos e questionamentos feitos por nossos munícipes.
Inicialmente frisamos que SIM, estamos diante de um quadro onde é possível afirmar que existe epidemia de CHIKUNGUNYA, tendo sido notificados 1.146 (mil cento e quarenta e seis) casos da doença, dos quais 245 (duzentos e quarenta e cinco) foram confirmados.
Uma vez que os números são estatísticos e, levando em consideração que parte das pessoas infectadas não procuram os serviços de saúde do município, podemos chegar a um número maior de pessoas contaminadas.
Com relação a DENGUE, o município não se encontra em estágio de epidemia, sendo certo que, até o presente momento, foram notificados 190 (cento e noventa) casos da doença, dos quais 72 (setenta e dois) foram confirmados.
Diante desse panorama, foi decretada SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA no dia 07 de maio de 2019, cuja publicação ocorreu no dia 13 de maio de 2019.
Merece esclarecimento o fato de que a simples decretação de situação de emergência não significa que a situação será normalizada. Algumas medidas devem e estão sendo adotadas.
A primeira delas foi a comunicação aos Governos Estadual e Federal, buscando auxílio no efetivo combate ao mosquito transmissor da doença, especialmente na disponibilização por parte desses Órgãos de inseticidas para o controle do Aedes Aegypti.
Em resposta, tanto o Governo do Estado do Rio de Janeiro, quanto o Governo Federal informaram, através dos Ofícios Of.SES/SUBVS SEI nº 3 e OFÍCIO Nº 1279/2019/SVS/MS, sobre a impossibilidade de ajuda imediata, tendo em vista o desabastecimento de tais produtos, causado, em parte, pela alta procura devido ao grande período epidêmico que alguns Estados vêm atravessando.
Diante da impossibilidade informada, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana, através do Processo Administrativo nº 6590/2019, cujo pedido de compra se deu no dia 03 de maio de 2019, adquiriu os produtos junto a empresa Erradik Saúde Ambiental Comércio de Produtos Domissanitários Eireli – ME.
No entanto, por problemas técnicos da transportadora responsável pela entrega dos produtos, os mesmos ainda não foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde, que tem previsão de entrega para o dia 31 de maio, sexta-feira.
Destaque-se o fato de que, vendo a alta necessidade dos municípios fluminenses realizarem tratamento químico em resposta a proliferação do mosquito, o Governo do Estado, através da Funasa, disponibilizou equipe para a realização de tratamento químico por ultra baixo volume veicular (UBV), popularmente conhecido como FUMACÊ, serviço que será prestado em diversos municípios do Estado, inclusive Bom Jesus do Itabapoana, cuja aplicação ocorre no dia de hoje, 28 de maio, e amanhã.
Além do inseticida, também foram adquiridas 10 (dez) cadeiras de hidratação e soroterapia, visando dar maior conforto aos pacientes que necessitem de hidratação intravenosa. Tal aquisição se deu através do Processo Administrativo nº 6898, na data de 09 de maio de 2019, tendo entrega sido efetuada no dia 24 de maio de 2019, diretamente no Hospital São Vicente de Paulo, que já pode fazer uso do material.
Além destas aquisições, outras medidas foram e estão sendo adotadas pela Administração Pública, dentre elas podemos destacar a criação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Arboviroses, visando justamente criar um plano de trabalho conjunto entre diversas Secretarias, onde será possibilitado um melhor resultado no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Dentre as medidas definidas como prioritárias, estão a contratação temporária de novos agentes de endemia, que já está em curso, com início dos trabalhos previstos para o início da próxima semana;
Aquisição de insumos necessários para a remediação dos sintomas relativos aos pacientes com Dengue e Chikungunya, em auxílio ao Hospital São Vicente de Paulo;
Autorização de disponibilização, caso seja necessário, de técnicos de enfermagem e enfermeiros da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana para auxiliarem o corpo técnico existente no Posto de Urgência, visando dar maior celeridade ao atendimento dos pacientes que deem entrada apresentando os sintomas das doenças;
Além disso, elaboração de relatório diário das atividades realizadas pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, dos trabalhos efetuados em conjunto ou isoladamente pelas Secretarias, além de relatório pormenorizado de todos os atendimentos realizados no Posto de Urgência, onde deverão constar o nome do paciente, idade, endereço de suas residências, endereço de seus locais de trabalho e, no caso de menores de 18 anos, localização da escola que frequenta. O objetivo de tais informações é possibilitar ao Comitê, diariamente, identificar precisamente possíveis focos das doenças, realizando, através de uma equipe destacada especialmente para atuação pontual, a eliminação desses possíveis focos.
Por fim, é importante frisar que o aumento expressivo de casos de Dengue e Chikungunya não são exclusividade do Município de Bom Jesus do Itabapoana, tendo sido inclusive divulgado pelo Jornal O Globo em duas oportunidades matérias relativas ao tema. A primeira delas, em 20 de abril de 2019, dando conta do aumento de 300% dos casos das doenças, destacando principalmente a crescente ocorrida no Sudeste. A segunda matéria, divulgada em 30 de abril de 2019, mostra um aumento ainda maior, agora de 339% em todo o território nacional.
Tais dados servem para demonstrar a necessidade de conscientização de todos os envolvidos no problema, tanto a população em geral, quanto os administradores públicos.
Não é objetivo da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana se esquivar de suas responsabilidades. Assumimos que eventuais erros podem ter sido cometidos e estamos empenhados na missão do efetivo combate ao mosquito Aedes Aegypti, focando atenção maior ainda no trabalho que vem sendo e que será desempenhado e, também, em todas as críticas construtivas que nos forem apresentadas.
No entanto, devemos ter em mente, principalmente por conta das mídias e plataformas digitais, que muitos comentários e posts realizados através dessas mídias sociais, são fruto da visão unilateral de quem postou, às vezes ocasionado pelo real sofrimento daquela pessoa, às vezes ocasionado pelo desconhecimento das atividades efetivamente realizadas pela Administração Municipal, porém, em ambos os casos, seria irrazoável pensar que a Prefeitura poderia responder a todas as críticas nesses meios disseminadas, uma vez que, seria necessário que os funcionários da Prefeitura deixassem de realizar seus trabalhos para responder a todas as publicações, principalmente porque inúmeros comentários poderiam surgir a partir de uma única publicação.
Assumimos aqui que falhamos na divulgação das atividades realizadas pela Prefeitura Municipal, sendo certo que temos obrigação de prestar contas à sociedade, no entanto, a falha na comunicação não pode e não deve ser vista como inércia do Poder Público, que efetivamente vem empregando todos os esforços possíveis para o absoluto controle da situação.
Somente a título de esclarecimento, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana conta hoje, no ano de 2019, com 24 Agentes de Endemias, número maior que nos anos anteriores, quando chegou a contar do 20 Agentes em 2015 e 2016, 12 Agentes no ano de 2017 e 08 Agentes no ano de 2018.
Conforme já dito, o estado de epidemia não aflige somente nossa cidade, no entanto, somos responsáveis por ela e adotaremos todas as medidas que se mostrarem necessárias e eficientes tanto para o combate das doenças, quanto para o tratamento daquelas pessoas que forem acometidas pelas mesmas.
Estaremos sempre abertos a sugestões, dando especial atenção às reclamações que puderem auxiliar no desenvolvimento de prestação de serviços de forma mais eficiente.
Pedimos desculpas novamente por eventuais falhas de comunicação. As mesma serão apuradas e corrigidas, buscando sempre prestar serviços públicos da maneira mais eficiente possível, levando sempre em consideração o justo anseio da população de nosso município.
Outras medidas poderão ser adotadas e serão, imediatamente comunicadas, através dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.
Roberto Elias Figueiredo Salim Filho
Prefeito Municipal
Edison Chaves de Rezende Neto
Secretário Municipal de Saúde
Ascom/PMBJI
Blog do Jailton da Penha JDP
Uma tragédia anunciada. Momentos tristes para Bom Jesus. Governo fracassado.
ResponderExcluir