Páginas

sábado, 18 de maio de 2019

MORRE TIA MARIA DO JONGO AOS 98 ANOS

Tia Maria do Jongo
Tia Maria do Jongo - Reprodução/Instagram
Baluarte do Império Serrano passou mal na manhã deste sábado, foi socorrida no PAM de Irajá, mas não resistiu. Tia Maria é uma das fundadoras da Casa do Jongo da Serrinha e símbolo do ritmo trazido da África.
Ícone da cultura popular brasileira, Maria de Lourdes Mendes, conhecida como Tia Maria do Jongo, de 98 anos, morreu na manhã deste sábado.
Ela estava na sede Casa do Jongo, no Morro da Serrinha, onde ministrava aulas de dança africana, e passou mal. Tia Maria chegou a ser socorrida e levada ao Posto de Assistência Médica (PAM) de Irajá, mas não resistiu.
Filha e neta de escravos, Tia Maria é considerada uma das personalidades mais importantes para a manutenção da cultura africana no País.
Na última terça-feira, ela conquistou o Prêmio Sim à Igualdade Racial, em cerimônia realizada no Copacabana Palace. Ao receber o prêmio, na categoria Arte em Movimento, ela fez um convite para que todos conhecessem a Casa do Jongo. "O jongo da Serrinha agradece e terá um grande prazer, se vocês um dia puderem passar uma tarde com a gente lá. O jongo é bom. Vocês vão gostar", disse.
Jongo
O jongo, ou caxambu é um ritmo que se originou na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil com os negros bantu trazidos como escravos. É considerado um ritmo de resistência após ter sobrevivido por anos na clandestinidade.
Império Serrano
Tia Maria era a última cofundadora viva da escola de samba Império Serrano. Fundada em 1947, a escola teve origem no Morro da Serrinha que até hoje é um local tido referência de rodas de samba e jongo.

O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário