Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2019

PROFISSÃO DE CUIDADORES É APROVADA NO SENADO E SEGUE PARA SANÇÃO DO GOVERNO

O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (21), o projeto (PLC 11/2016) que cria e regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou doença rara. A proposta foi relatada pela senadora Rose de Freitas (PODE-ES) e seguiu para a sanção presidencial.

Rose argumenta que a regulamentação se faz necessária pelo avanço do perfil etário social. “Os cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou doença rara exercem suas funções como auxiliares da família e do estado. São fundamentais para a manutenção sadia das relações sociais e para oferecer tranquilidade aos demais trabalhadores que precisam desse auxílio para desempenhar as suas atividades”, afirmou.
O Senac de Vila Velha é uma das instituições formadoras de novos cuidadores, na Grande Vitória. A gerente de educação profissional da unidade, Edna Folador, ressalta a importância da regulamentação para a garantia de direitos e obrigações.
“A regulamentação da profissão é importante para garantir direitos e obrigações, tanto do profissional quanto do usuário. Ela vai garantir uma formação técnica mínima necessária para o reconhecimento da qualificação profissional”, destacou.
Outro objetivo da valorização dos profissionais cuidadores é diminuir os maus-tratos, os casos de violência ou o simples desleixo com idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras.

ES HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário