Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

PROJETO DO IFF BOM JESUS RECOLHE CASCAS DE MARACUJÁ PARA REAPROVEITAMENTO


Farinha feita a partir dos resíduos pode substituir outros tipos de farinhas em receitas como bolos, biscoitos, tortas, entre outros
Suco, torta, doce, geleia e até cerveja são alguns dos possíveis produtos obtidos a partir da polpa do maracujá. O que sobra geralmente é descartado. Com o objetivo de aproveitar esses resíduos, um projeto coordenado pelo professor Alcides de Oliveira, do curso superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus do Itabapoana, está recolhendo cascas da fruta para reaproveitamento. Aqueles que quiserem contribuir podem entrar em contato com os alunos Diego Almeida, Ana Caroline Barroso e Lucilene Benevenuti, pelos números disponíveis na imagem de divulgação abaixo.
As cascas são processadas e transformadas em farinha, que é rica em nutrientes e livre de glúten, sendo utilizada e estudada como alimento funcional há décadas. O grupo responsável pelo projeto vem testando formulações para substituição da tradicional farinha de trigo pela obtida a partir do resíduo do maracujá e, até o momento, foram bem-sucedidos em receitas de muffin, base para tortas e biscoito, com testes de 100, 50 e 25% de substituição. Os pães serão os próximos produtos a serem testados.
Doações – Para serem doadas, as cascas devem ser bem preservadas, estando ainda firmes. Caso a entrega não possa ser feita em curto prazo após a extração da polpa, pede-se que as cascas sejam congeladas até o recolhimento, que é feito pelos estudantes.

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana

Nenhum comentário:

Postar um comentário