Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA DO RIO ITABAPOANA, QUE BANHA 9 CIDADES DO SUL DO ES, VAI SER REALIZADA EM 2020

O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica (CCBH) do Rio Itabapoana, junto a outros comitês estaduais e instituições de ensino e pesquisa, se reuniu nesta quarta-feira (18) para debater sobre a I Expedição Científica do Rio Itabapoana.

Por ser uma calha federal, que banha 18 municípios dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a reunião teve como objetivo conhecer e conectar as atividades realizadas por cada comitê ou região para utilização dos recursos hídricos e preservação do Rio Itabapoana, e considera também a necessidade de integrar a gestão dos recursos hídricos da bacia do Itabapoana.
“A ideia [dessa reunião] é que a gente tenha um alinhamento com relação às pesquisas que estão sendo realizadas, os planos de bacias já realizados, aproximar as ações que estão sendo desenvolvidas nos diferentes estados, seja pelo poder público, iniciativa privada ou sociedade civil”, explica o presidente do CCBH Itabapoana, Weriton Azevedo Soroldoni.
A expedição está prevista para 2020. O trajeto da atividade ainda não foi definido pelo grupo de trabalho, mas vai contar com especialistas e técnicos ambientais além envolver a comunidade.
“É uma descida onde você tem um grupo de especialistas, de pessoas mais técnicas que vão fazer todo o percurso. Em outro momento, a gente tem uma ação mais efetiva em cada trecho do rio nos municípios. Então a gente vai buscar diversos mecanismos para que a comunidade possa participar.”
A expectativa é que depois da descida, um seminário seja realizado para consolidar os resultados e informações obtidas pela Expedição e posteriormente trabalhar uma ação prática na bacia, aponta Soroldoni.
A atividade deve acontecer no período de estiagem, com menos chuva, por oferecer mais segurança para quem realiza a expedição além de facilitar a verificação do comportamento do rio nas épocas de menor disponibilidade hídrica.
“O objetivo é confirmar as condições, as atividades que estão se desenvolvendo ao redor do curso do rio, atividades econômicas, exploração e ocupação das áreas, questão de saneamento básico, disponibilidade hídrica e qualidade da água, questão de cobertura vegetal”, destaca o presidente do CCBH Itabapoana.
Rio Itabapoana
O Itabapoana é uma das bacias mais importantes para o Sul capixaba uma vez que nove municípios da região têm o seu desenvolvimento ambiental, social e econômico influenciado pelo rio e seu afluentes.
Mais de 60% da área que compreende a porção capixaba da bacia tem atividades agropecuárias. A demanda por recursos hídricos para a produção agropecuária, dessedentação animal e humana, no fornecimento de água para as cidades ela é essencial desde a relação econômica até a sobrevivência das cidade
A área de sua atuação do Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica (CCBH) do Rio Itabapoana abrange os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul e, parcialmente, Muqui e Presidente Kennedy.

Fonte: Dia a Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário