Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

MENOS DE DOIS DIAS PARA O VERÃO: RJ PODE TER CHUVA ACIMA DA MÉDIA E TEMPERATURA ABAIXO DO NORMAL

Confira a previsão da Climatempo para os meses de janeiro, fevereiro e março
Como já havíamos mostrado, o verão 2020 – que começa oficialmente na madrugada desse domingo – promete mais chuva do que o normal para a região Sudeste. Diferente do que foi registrado neste ano, quando sobrou calor e faltou chuva, nos próximos meses a chuva deve retornar com força e a população não deve sofrer com o calorão, segundo a Climatempo. “O verão 2020 deve trazer a chuva volumosa de volta para o Sudeste e não deve ter muitos dias de calor extremo, como foi o verão passado” – ressalta a meteorologista Josélia Pegorim. O verão não terá El Niño e nem La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que alteram os padrões de chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul. Confira a previsão para os três próximos meses abaixo:
Janeiro: muitas áreas de instabilidade devem se formar sobre o Sudeste, com possível formação de ZCAS (A Zona de Convergência do Atlântico Sul – é um dos principais sistemas meteorológicos do verão no Brasil. Quando ocorre, é responsável por grande parte do total de chuva da estação em particular nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste). A Cimatempo prevê muita chuva e temperatura abaixo do normal. “Não faz frio, mas também não há previsão de muito calor como observado em janeiro de 2019” – afirma a meteorologista do portal.
Fevereiro: Há previsão de formação de ZCAS em fevereiro, que vai deixar o total acumulado muito acima da média no estado do Rio, ainda segundo a Climatempo. A temperatura fica amena em grande parte do Sudeste, sem o calor observado em fevereiro de 2019. 
Março: O sol deve predominar e faz calor. É provável que os recordes de calor do verão sejam registrados em março. As chuvas devem ser irregulares. Vale ressaltar que previsão não é precisão, e que a mesma pode mudar no decorrer da próxima estação.

SF Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário