Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

APAE DE BOM JESUS DO ITABAPOANA - SALVE A ENERGIA SOLAR

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Foto:Divulgação/Apae
Salve a energia solar!
Energia limpa e renovável. Um sonho acalentado por muitos defensores do Meio Ambiente, de um planeta menos poluído e, principalmente de uma conta de energia elétrica mais barata e justa para todos. Pensando assim, desde que as placas de energia solar chegaram até nós a APAE de Bom Jesus do Itabapoana começou a reservar uma verba conseguida com eventos sociais para fazer um grande investimento: instalar as placas fotovoltaicas na instituição!
O empreendimento marca a primeira iniciativa do presidente Rodrigo Vieira que, como todos nós da diretoria , acredita, muito em breve, estaremos livres das altas contas mensais de energia gerada pela distribuidora local e ainda podendo vender o excedente produzido e consumindo com maior tranquilidade.
O Brasil foi o primeiro país subdesenvolvido a fabricar células fotovoltaicas. Por estar localizado próximo à Linha do Equador, uma região de alta incidência solar, o país conta com um cenário extremamente favorável para a geração energética a partir da energia solar. Além disso, é abundante em silício, matéria-prima usada para fabricação das células fotovoltaicas.
Energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética.
A energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, já que é obtida por meio de uma fonte inesgotável e renovável: o Sol. Não poluente, é uma excelente fonte de energia para países tropicais, como o Brasil, cuja radiação solar costuma ser intensa durante boa parte do ano.
Muitos perguntam, se chover a APAE ou outros clientes que aderiram à energia limpa ficarão sem luz? A resposta é não! A energia produzida é acumulada e abastece com segurança.
Mesmo nos dias nublados ou chuvosos, a atuação do sol permanece a existir. A radiação e a claridade ainda são enviadas e podem ser captadas pelos painéis. Isso acontece porque a geração não está ligada à temperatura e, sim, à iluminação. Um dia de inverno de temperatura amena, mas com céu limpo, provavelmente terá um desempenho melhor que um dia chuvoso de verão.
Assim, desde o início do mês, a empresa Sun of Atlantic Energy Ltda. , de Lage do Muriaé , está nos telhados da APAE instalando o total de 70 placas , distribuídas entre os telhados da Escola Municipal Benemérito Dr. Cid Bastos Borges e o Ginásio Poliesportivo .Neste momento os funcionários e especialistas já estão apreciando a vista do Bairro Lia Marcia do alto do telhado do Ginásio Poliesportivo, como podem apreciar nas fotos de Gisele Costa . Com este grande investimento entramos na era do renovável e contribuímos efetivamente para a melhoria de vida de todos nós . Muito breve nos livraremos das contas elevadas, do consumo preocupante e partimos para nos afinarmos com o que há de mais atual e renovador.
2020 só está começando!
Marisa Borges
Divulgação

Blog do Jailton da Penha-JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário