Chuvas intensas podem prosseguir até o final da semana
O Governo Federal emitiu, na noite da última terça-feira (21), um alerta para a possibilidade de chuvas intensas com altos índices pluviométricos para o Espírito Santo.
O informe foi emitido por alerta conjunto do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM). Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal também estão dentro do alerta emitido.
ALERTA
Existe previsão de que os índices pluviométricos nesses estados podem variar entre 150 e 400 milímetros, o que pode resultar em problemas para a população, como a possibilidade de ocorrer desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra em áreas de risco.
A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana. As regiões do Espírito Santo já estão sofrendo com as fortes chuvas que ocorrem desde a última sexta-feira (17).
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, (Incaper), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde na Grande Vitória. Há risco de temporais em alguns pontos da região. As temperaturas variam entre mínima de 21°C e máxima de 27°C.
Em Vitória a mínima será de 21 °C e a máxima de 27 °C.
Na Região Sul, sol entre nuvens. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais em alguns pontos da região. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 25 °C.
Na Região Serrana, sol entre nuvens. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais em alguns pontos da região. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 25 °C. Nas áreas altas: mínima de 17 °C e máxima de 24 °C.
Na Região Norte, sol entre nuvens. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais em alguns pontos da região. Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.
Na Região Noroeste, sol entre nuvens. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais em alguns pontos da região. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 26 °C.
Na Região Nordeste, sol entre nuvens. Previsão de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Há risco de temporais em alguns pontos da região. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 27 °C.
Orientações
As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Caberá às defesas civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.
A Defesa Civil Nacional orienta que as pessoas que moram em áreas de risco, ou que já tenham registrado desastres anteriormente, procurem os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio aos desastres.
Com informações da Agência Brasil e do INCAPER! Redação Folha Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário