Foto:Folha da Manhã
O novo boletim epidemiológico de Campos, divulgado na noite desta quarta-feira (27), trouxe a confirmação de mais 79 casos positivos de coronavírus, sendo um novo óbito. O município já registrou 650 confirmações da doença, destas, 28 pessoas morreram. De acordo com a secretaria municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, o acréscimo é em razão de atualização para melhoria do sistema utilizado pelo Estado para a notificação. Além disso, 1.923 pessoas são acompanhadas pelos órgãos com sintomas similares aos do vírus e outras onze mortes por suspeita da Covid-19 são investigadas na cidade. Até o momento, após exames, 307 casos já foram descartados em Campos.
Segundo o boletim desta quarta-feira, o óbito recente é de um idoso, de 77 anos, com comorbidades. Do total de casos suspeitos no município, 1.923, são 1.780 de Síndrome Gripal (SG) e 143 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A Prefeitura informou, ainda, que 219 pacientes já se recuperaram do novo coronavírus em Campos.
De acordo com o governo municipal, nos últimos dias, falhas foram corrigidas no sistema e os dados atualizados, contribuindo para o aumento do número de registros. Um fator que influenciou na atualização diz respeito a capacidade de testagem do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e laboratórios de referência dobrou, passando de 900 para até 1.800 amostras analisadas por dia. Casos e óbitos também podem ser confirmados por critérios clínico-laboratoriais, ou por exames em laboratórios privados habilitados. Em Campos, desde segunda (25), o laboratório de Referência Regional passou a analisar amostras colhidas na região proporcionando a otimização dos dados no município.
Diretora de Vigilância em Saúde, a epidemiologista Andreya Moreira destaca que o aumento se deve a um montante informado nos últimos meses: “Esse aumento não reflete o número de casos registrados no município nas últimas 24 horas, uma vez que estes casos já estavam no sistema anteriormente, mas não haviam sido notificados”, pontuou.
Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário