A ansiedade na quarentena tem sido uma grande preocupação desde o início da quarentena em meio à pandemia do coronavírus. Desde que o isolamento social foi implementado, como medida preventiva contra a nova doença, tivemos que nos adaptar a novos comportamentos e rotinas. Diante de tantas mudanças, é normal que o nosso corpo e nossa mente sintam esse impacto.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Com a pandemia, esses sintomas podem ser evidenciados, por isso é importante aprender como lidar com seus efeitos.
O que é ansiedade e quais os sintomas?
A ansiedade é uma reação natural do corpo humano, que consiste nos sentimentos de inquietação, agitação, preocupação ou estresse.
É normal sentir-se ansioso ao realizar atividades normais do dia a dia, como uma entrevista de emprego, uma prova difícil, uma viagem, ir à um evento importante etc.
Nem sempre a ansiedade é uma doença. Deve-se atentar quando a ansiedade apresenta níveis irregulares, afetando de forma negativa o funcionamento da nossa rotina e podendo desencadear o chamado transtorno de ansiedade, doença psiquiátrica.
Como lidar com a ansiedade na quarentena?
· Filtre as informações sobre o assunto
Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação que recebemos em tempo real sobre a pandemia. A mídia está aí, pronta para trazer os fatos, mas cabe a cada um de nós filtrar o que consumir.
O ideal é evitar manter os noticiários da televisão ligados o dia todo, caso contrário, isso pode gerar muita angústia e pânico. Procure separar um período do dia no qual irá se informar sobre o que está acontecendo e quais são as atualizações.
· Leia livros e assista filmes
A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ou seja, são perfeitos para este momento de quarentena.
Ao se sentir muito estressado, com medo excessivo e ansioso, procure se desconectar um pouco da realidade. Isso quer dizer mergulhar em novas histórias, capazes de acalmarem a sua mente por alguns instantes.
Se você não sabe como lidar com a ansiedade, saiba que ler um livro e assistir a um filme podem ser bastante eficazes, contanto que você realmente se entregue à atividade. Não adianta abrir o livro e ficar pensando na pandemia, é preciso realmente se deixar levar.
· Saia de grupos de Whatsapp paranoicos
Se você está num grupo que o dia todo envia mensagens pessimistas ou apocalípticas, e até mesmo fake news, saia do grupo, essas mensagens aumentarão a sua ansiedade.O ideal é fazer parte de grupos que discutam os aspectos positivos do isolamento, como que estão aprendendo algo ou sugestão de atividades para se distrair.
· Pratique atividades físicas
Corpo parado é energia parada e isso piora os sintomas de ansiedade.
Aprenda exercícios físicos diários simples para realizar em casa para que você possa manter a mobilidade e reduzir o tédio.
· Converse todos os dias com as pessoas que você ama
Se você está se isolando fisicamente, parabéns, está fazendo correto, mas se você está se isolando socialmente das pessoas, ou seja, não está mais conversando com os amigos e familiares isso pode colocar a sua saúde mental em risco.
A falta de contato social afeta a nossa energia, disposição e o nosso humor.
· Saiba diferenciar o que você controla e não controla
E a dica de ouro: gaste a sua energia com coisas que você pode controlar, como suas atitudes!
Aplique as dicas acima e verá como se sentirá mais leve no fim do dia.
Psicóloga Charlene Batista de Souza
CRP 05- 44527
Contato (22) 99892-9079
Divulgação
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário