Gerações se unem para preservar a Festa da Coroa do Divino em Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Orlando Batista de Oliveira Silva, 82 anos e o neto Daniel Baptista Lemgruber, 12 anos partilham de uma história de fé e cultura. Em 1947 o avô foi o imperador e no ano passado Daniel recebeu o legado familiar. Da tradição a fé renovada é a história da fotografa Rosangela Figueiredo que faz questão de participar e registrar e eternizar nas fotos a memória da cidade.
No Município de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), a Festa da Coroa do Divino representa um dialogo entre fé e cultura que se abraçam. A festa é promovida pela Paróquia Senhor Bom Jesus e acontece no mês de agosto dentro da programação do Padroeiro Senhor Bom Jesus realizada no dia 6. Mas a devoção no Divino Espírito Santo que marca os moradores é presença certa e mantida pelas gerações que se encontram na preservação da tradição cultural. Aos 82 anos Orlando Batista de Oliveira Silva guarda a foto de 1947 dele sendo o Imperador e ano passado a emoção de ter o neto Daniel Baptista Lemgruber, 12 anos, partilhando da história da cidade representando o imperador. Duas gerações que encontram na preservação da memória coletiva da cidade.
— Foi muito marcante na minha vida e certamente um dia vou contar a meus filhos e netos da mesma forma que meu avô me conta da felicidade que foi para ele e agradeço muito por ter representado o imperador. Quantos meninos de minha idade que ainda não tiveram essa experiência. – conta Daniel.
Memória coletiva do Município de Bom Jesus de Itabapoana e um orgulho para os mais idosos e um compromisso para as novas gerações que aprenderam a valorizar o legado de fé e de cultura, representando as historias que fazem parte da cultura de Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro. Rosangela Figueiredo partilha as lembranças e do orgulho de ter nestes anos acompanhado a tradição que une fé e cultura popular que se abraçam. Em 2007, a mãe recebeu em casa os símbolos sagrados da festa e a fotografa se aproximou da igreja e a alegria foi completa em 2018 o neto João Pedro, foi escolhido para ser Imperador dessa festa. A partir deste ano o compromisso foi aumentando e hoje a fotografa se emociona a cada ano que faz questão de registrar todo evento.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos/Fotos: Rosangela Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário