Foto/Arquivo: Abertura da Festa de Agosto de 2019
Tradicionalmente de 13 a 15 de agosto bonjesuenses, bonjesuítas e visitantes comemoram a Festa de Agosto, uma das mais tradicionais e populares do Estado do Rio de Janeiro.
A Festa de Agosto teve origem a partir de 1889 com a chegada do Vigário Português, Padre Antonio Francisco de Mello, o Padre Mello. Aqui chegando encontrou as mesmas tradições da Coroa e do Cetro do Divino Espírito Santo que vieram de Portugal e foram conservadas em casa da família Teixeira de Siqueira.
A Festa teve início em maio de 1863, quando aqui chegaram os filhos do casal Teixeira de Siqueira que receberam das mãos de sua mãe D. Felicíssima essas relíquias com a recomendação de trazê-la para a Fazenda de Barra do Pirapetinga e logo que possível, entregá-las à Igreja do Arraial para que continuassem com as devoções tradicionais: orações, novenários, visitas às casas, procissões.
Padre Mello, transferiu para o mês de agosto, em maio ocorria a colheita do café, para que todos participassem. A Festa da Coroa ou a Festa do Divino ganhou o nome de Festa de Agosto, com a Igreja mantendo a tradição e a Prefeitura assumindo a parte de shows e eventos.
Esse ano, excepcionalmente devido a Pandemia do novo Coronavírus, não acontecerá os eventos festivos por parte da municipalidade.
Na Festa de Agosto não se comemora a Festa do Padroeiro (6 de agosto) e nem da Emancipação Política e Administrativa que foi concedida ao município pelo Decreto número 633 em 14 de dezembro de 1938 pelo Interventor do Estado do Rio de Janeiro Comandante Ernani do Amaral Peixoto.
Blog do Jailton da Penha
Com show ou sem show é inoportuna Festa de agosto em plena pandemia.
ResponderExcluir