Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2020

PAPEL DO PSICÓLOGO

Ainda hoje, o atendimento psicológico pode ser visto com certo receio e preconceito. Muitos ainda tem o pensamento de que quem vai ao psicólogo é louco, doente mental, perturbado ou desequilibrado emocionalmente. Ou ainda, veem quem procura este atendimento como ‘pessoas fracas, incompetentes e insuficientes para gerenciarem sua própria vida’ sem pedirem ajuda. É como se só procurasse psicólogo quem não conseguisse mais resolver os problemas sozinho. 
Quem procura qualquer atendimento psicológico pode ter inúmeras demandas. Geralmente envolve um sofrimento em alguma área da sua vida que o faz querer sair desta situação em que se encontra. O sofrimento pode estar ligado a querer se conhecer mais para mudar seu estado, a entender suas necessidades, a resolver problemas, a lidar melhor com as emoções… 
A procura acontece quando o estado em que se está não é mais satisfatório e vem causando desconforto. Ou quando o coração deseja e sente a necessidade para tal. 
Então qual a função do psicólogo? A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc). E também atender a demandas como Terapia Familiar e Terapia de Casal. 
O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções. Deve discutir a forma pela qual o individuo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível. 
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência. Psicóloga Charlene Batista de Souza – CRP 05-44527

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário