A cidade de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, vai entrar em estado de lockdown a partir deste sábado (15) devido ao aumento dos casos de Covid-19. Um decreto que foi publicado pela Prefeitura determinou que a medida será válida por 10 dias, até o dia 24 de agosto.
A Prefeitura destacou que a cidade é uma das que possui menor número de casos da doença nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, mas a medida mais rígida foi necessária depois do registro de 50 casos na última semana, sendo 45 nas últimas 72 horas.
Entre os pacientes positivados estão profissionais da área da Saúde.
Durante o período de lockdown, ficam proibidos a abertura, o funcionamento e o atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais, incluindo farmácia, supermercados, bancos, casa lotérica, Correios. Bem como, a realização de celebrações e cultos pelas igrejas. Sendo permitido o fornecimento de produtos de forma delivery (entrega).
Poderão funcionar apenas os serviços de urgência e emergência, os serviços de segurança, fornecimento de água e outros ofertados pela União, Estado e Município; postos de combustíveis e as padarias, das 5h às 10h, devendo entregar o produto na porta.
A medida visa interromper, com urgência, a ascensão do número de contaminados, evitando o iminente colapso do sistema de Saúde do município, sob pena de comprometer até os serviços de urgência e emergência para a população, por falta de profissionais em serviço.
A Prefeitura de Varre-Sai instituiu ainda o Canal de Comunicação da Guarda Municipal através do telefone 153 (ligação gratuita) e 3843-3273.
“O coronavírus está atingindo o seu auge no município. Em virtude do aumento, tivemos que tomar medidas drásticas e necessárias para evitar uma contaminação ainda maior. A partir de sábado, estamos decretando o Lockdown por dez dias. A gente espera a compreensão e colaboração da população , pois estamos trabalhando incessantemente para minimizar a pandemia. Nós tivemos a notícia da contaminação de muitos profissionais da Secretaria de Saúde, assim como grande parte de funcionários do Hospital. Os serviços essenciais continuarão. Pedimos mais uma vez para que não saiam de casa. A melhor forma de não se contaminar é ficar em casa, sair somente em extrema necessidade, usando sempre máscara e álcool em gel”, justificou o prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini.
G1/Norte Fluminens- Foto: Divulgação/Prefeitura de Varre-Sai
Nenhum comentário:
Postar um comentário