Páginas

sábado, 19 de setembro de 2020

CIDADES DO INTERIOR OCUPAM PRIMEIRAS CINCO POSIÇÕES DO IDEB 2019 EM RANKING DE SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RJ

Cinco cidades do interior do Rio de Janeiro ocuparam as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019) divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação. O ranking que destacou municípios do interior foi o de avaliação das séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) na rede pública.
O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares. 
Mas há prazos diferentes para cada etapa. O Brasil deve chegar em 6 até 2021 para os anos iniciais do ensino fundamental (está em 5,9); até 2025 para os anos finais (chegou a 4,9); e até 2028 para o ensino médio (está em 4,2). 
Os municípios que lideram o ranking do chamado ensino fundamental 2 da rede pública são Miracema, Natividade, Porciúncula e Itaperuna, no Noroeste do estado, além de Bom Jardim, na Região Serrana. 
A avaliação dos primeiros anos de aprendizagem (até o 5º ano) na rede pública de ensino também foi positiva , algumas cidades do interior que também ocupam as primeiras posições no do ranking.
São elas: Miracema, no Noroeste, e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, na primeira e segunda posições, respectivamente. Além de São José de Ubá e Itaocara, ambas no Noroeste, em terceira e quarta posições, respectivamente.

G1-Foto/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário