Cinco cidades do interior do Rio de Janeiro ocuparam as primeiras posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2019) divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação. O ranking que destacou municípios do interior foi o de avaliação das séries finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) na rede pública.
O Ideb avalia a evolução da aprendizagem no país, com base no desempenho dos alunos em português e matemática. O objetivo é levar o Brasil a atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.
Mas há prazos diferentes para cada etapa. O Brasil deve chegar em 6 até 2021 para os anos iniciais do ensino fundamental (está em 5,9); até 2025 para os anos finais (chegou a 4,9); e até 2028 para o ensino médio (está em 4,2).
Os municípios que lideram o ranking do chamado ensino fundamental 2 da rede pública são Miracema, Natividade, Porciúncula e Itaperuna, no Noroeste do estado, além de Bom Jardim, na Região Serrana.
A avaliação dos primeiros anos de aprendizagem (até o 5º ano) na rede pública de ensino também foi positiva , algumas cidades do interior que também ocupam as primeiras posições no do ranking.
São elas: Miracema, no Noroeste, e Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, na primeira e segunda posições, respectivamente. Além de São José de Ubá e Itaocara, ambas no Noroeste, em terceira e quarta posições, respectivamente.
G1-Foto/G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário