Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

DIOCESE DE CAMPOS VAI PROMOVER ASSEMBLEIA DE PASTORAL ONLINE PARA DISCUTIR RETOMADA DAS ATIVIDADES

O encontro vai promover a discussão sobre a retomada responsável das atividades no território diocesano, além de passar uma economia de corresponsabilidade, de partilha, todos somos responsáveis pelas paróquias. Então espero a participação de todos, ninguém pode se poupar disso, pois é uma caminhada conjunta e venceremos também a pandemia”, declarou Dom Roberto.
Discutir os rumos da Igreja no pós-pandemia. Este é objetivo da Diocese de Campos ao promover, no próximo dia 21 de novembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral. Este ano de 2020, o encontro será realizado na Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária. Para evitar aglomerações, o encontro vai ser realizado com a presença dos padres da Diocese de Campos, os fiéis leigos poderão acompanhar e participar por meio das redes sociais da Diocese de Campos (Canal do Youtube, Facebook e site).
De acordo com o Bispo da diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, quando uma Igreja Particular realiza uma Assembleia Diocesana de Pastoral é porque sente a necessidade de uma avaliação, principalmente em seus projetos de evangelizar as pessoas, de acordo com as exigências que a Igreja aponta para nossos dias. Durante a Assembleia será discutida a ação da Diocese de Campos durante o período de pandemia e a retomada das atividades. “Meus caros irmãos momento forte da caminhada nossa Igreja local é Assembleia Diocesana de Pastoral, também conhecida como a plenária do Conselho arquidiocesano de pastoral, que supõe a participação de todas as paróquias, todos os estados de vida da nossa igreja particular, que são os leigos, os religiosos e sacerdotes. Nós vamos refletir sobre esse tema que a instrução do Papa, através da Congregação para o Clero, a conversão Pastoral da comunidade, para o serviço da missão evangelizadora da Igreja nestes tempos de pandemia. Nós temos que passar uma economia de corresponsabilidade, de partilha, todos somos responsáveis pelas paróquias. Então espero a participação de todos, ninguém pode se poupar disso, pois é uma caminhada conjunta e venceremos também a pandemia”, declarou Dom Roberto.
De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Walas Maciel, o evento está sendo planejado para garantir a participação de todas as foranias e paróquias. “O encontro será presidido pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, e contará com a participação dos padres da Diocese. Os fieis leigos poderão acompanhar de casa e debater os assuntos por meio da interatividade”, afirmou Pe. Walas. Para facilitar a participação, Dom Roberto sugeriu que os fiéis leigos, se encontrem nas paróquias, em grupos com o devido distanciamento para acompanhar a transmissão da Assembleia.
O que é uma Assembleia Diocesana de Pastoral?
Assembleia de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral no respectivo nível eclesial. A importância de uma Assembleia é tamanha que nos envolve a todos: Bispo, Presbíteros, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Leigos e Leigas. É a experiência de um grande mutirão, onde todos devem ser ouvidos e manifestarem suas opiniões. Isto está acontecendo através dos encontros mensais que atingem os vários segmentos da Diocese. Iluminados pelos subsídios que a Coordenação Diocesana da Assembleia elaborou, tomando como pano de fundo o Documento 94 da CNBB sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, realizamos em primeiro lugar as Assembleias Paroquiais.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Blog do Jailton da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário